De acordo com a agência de notícias EFE, que cita a agência saudita SPA, "a empresa tem como objetivo desenvolver e gerir soluções e tecnologias de inteligência artificial e investir no setor", bem como tornar-se um "líder mundial no domínio da IA".
A Humain vai trabalhar "para fornecer os mais recentes modelos e aplicações de IA, incluindo o desenvolvimento de um dos melhores modelos de linguagem em grande escala (LLM) em árabe, juntamente com uma nova geração de centros de dados e infraestruturas de computação em nuvem".
Em conjunto com o PIF, a Humain e outras empresas "vão trabalhar para aprimorar a IA, através de investimentos e parceiras internacionais" e alavancar a localização geográfica do país para a conectividade.
"A estratégia de IA do PIF procura aumentar a competitividade global, como parte do seu objetivo de apoiar o desenvolvimento local e a diversificação da economia", refere a agência.
Acrescenta que o lançamento da empresa faz parte dos esforços do governo da Arábia Saudita para investir em IA, e é mais um passo na estratégia do reino para diversificar a sua economia.
Leia Também: "Literacia da inteligência artificial" tornou-se "fundamental"