Estudo descreve fato capaz de filtrar urina de astronautas

A solução ainda vai ser testada, mas pode vir a responder a um dos maiores desafios criados por viagens de longa duração pelo Espaço.

Notícia

© ShutterStock

Miguel Patinha Dias
15/07/2024 10:34 ‧ 15/07/2024 por Miguel Patinha Dias

Tech

Espaço

A NASA continua à procura de soluções que permitam lidar com alguns dos maiores desafios de missões espaciais mais longas, uma realidade que é colocada pelas missões mais ambiciosas do programa Artemis.

 

Uma destas soluções é partilhada num estudo levado a cabo por investigadores do Weill Cornell Medicine e descreve um fato de astronauta capaz de filtrar urina e transformá-la em água potável. Como conta o The Guardian, a solução promete não só melhorar condições de higiene nas missões espaciais como também proporcionar uma fonte de água potável potencialmente inesgotável.

Sabe-se que o objetivo deste sistema de filtragem é recuperar pelo menos 75% da água, com os investigadores a pretenderam alcançar os 85%. Mais ainda, o estudo nota que esta água filtrada pode posteriormente ser enriquecida com sal e eletrólitos.

Os responsáveis pelo estudo, publicado no Frontiers in Space Technologies, pretendem agora recrutar cem voluntários em Nova Iorque para realizar os primeiros testes.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas