Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 28º

Sabe o que significa Wi-Fi? A resposta pode surpreendê-lo

O termo não diz respeito a nenhum pormenor técnico e foi, na verdade, criado por uma empresa de marketing.

Sabe o que significa Wi-Fi? A resposta pode surpreendê-lo

A palavra Wi-Fi é um daqueles termos presentes no quotidiano de todos nós, mas alguma vez se perguntou sobre o que significa? Pode achar que o termo tem origem numa qualquer expressão ou palavra técnica mas, como nota a página That’s Pretty Cool num dos seus mais recentes vídeos no TikTok, a verdade é que a palavra não está relacionada com nenhum aspecto técnico.

Ao que parece, o termo Wi-Fi significa apenas ‘wireless fidelity’ (fidelidade sem fios, em português) e tem origem no termo Hi-Fi usado em equipamentos de som de alta fidelidade. O termo terá sido criado em 1999 por uma empresa de marketing Interbrand, que explica que foi necessário encontrar um nome mais ‘atraente’ tendo em conta que o termo técnico era IEEE 802.1.

“O nome tinha de ser memorável - algo universal que poderias encontrar na tua casa, escritório, café, espaço público e algo que poderia ajudar os consumidores a perceberem o conceito de forma intuitiva”, escreve a Interbrand no site oficial. “O nome reflete que, mesmo sem cabos, o Wi-Fi oferece uma conexão de alta qualidade onde quer que estejas".

A explicação oferecida por este vídeo do TikTok parece ter surpreendido os internautas, que deixaram a surpresa bem clara nos comentários. “Sempre pensei que [Wi-Fi] significasse fibra sem fios de Internet”, escreve um dos internautas.

Leia Também: Netflix terá documentário sobre a rede social mais infame da Internet

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório