Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Facecam MK.2. Elgato lança 'webcam' indicada para evoluir no 'streaming'

A Facecam MK.2 permite filmar a FullHD com 60fps e HDR mas, mais impressionante, é mesmo o peso e a facilidade de uso.

Notícias ao Minuto

15:03 - 28/03/24 por Miguel Patinha Dias

Tech Elgato

A Elgato, uma marca bem reconhecida pelos jogadores e ‘streamers’ devido ao diversificado conjunto de acessórios e equipamentos, voltou a ‘fazer das suas’. O mais recente produto é uma ‘webcam’ que promete ser a primeira escolha para quem procura afirmar-se no mundo dos ‘streamers’ ou até para quem gostaria de ter uma câmara de qualidade para as sessões de trabalho remoto e colaboração.

Esta ‘webcam’ dá pelo nome de Facecam MK.2, capaz de filmar a uma resolução máxima de 1080p e a 60fps com HDR - uma configuração que não deixará dúvidas em relação à qualidade e que muito provavelmente será um ponto ‘sem retorno’ para as suas chamadas de vídeo.

Notar que a Facecam MK.2 da Elgato também suporta outras configurações, como é o caso de 1080p com 30fps, 720p com 120fps, 720p com 60fps, entre outras opções. Realmente impressionante é também o desempenho em situações de luminosidade mais fraca, possibilitando até reduzir o 'ruído' da imagem para uma imagem muito mais clara do que se costuma ver nas 'webcams' tradicionais.

Notícias ao Minuto© Elgato  

Numa primeira impressão poderia esperar que, tratando-se da câmara de uma marca dedicada sobretudo ao mercado do ‘gaming’, que instalar a Facecam MK.2 pudesse ser pouco intuitivo. Na verdade, nada mais longe da verdade.

A Elgato enviou ao Notícias ao Minuto uma unidade da Facecam MK.2 e tivemos a oportunidade de comprovar o quão linear é todo o processo. Basta ligar o cabo USB-A / USB-C que vem na caixa, entrar no Zoom, Skype ou outra app de videochamada, e começar a filmar. Sim, é simples.

Com dimensões 84 x 38 x  61, a Facecam MK.2 não é propriamente pequena mas, por outro lado, é surpreendentemente leve e tem apenas 136g (com o suporte). Mais ainda, a câmara tem um pequeno suporte que o ajudará certamente em muitas situações de ‘aperto’.

Notícias ao Minuto© Elgato  

O suporte desta ‘webcam’ pode ser alterado para que o equipamento possa ser pousado em praticamente qualquer superfície. Seja em cima da mesa ou ‘empoleirada’ no topo do portátil, basta alterar ligeiramente as dobradiças para que esteja pronto para usar a Facecam MK.2 como lhe for mais confortável. Os ‘streamers’ também podem ficar descansados, uma vez que a Facecam MK.2 pode ser facilmente montada em ‘braços’ mais profissionais.

Até aqui tudo certo mas, ao instalar a app oficial da Elgato - a Camera Hub - para as suas ‘webcams’, verá que pode ter um controlo bem mais granular em relação à forma como filma. Além de ter a opção de alterar a exposição, o contraste, a saturação, inverter na vertical ou horizontal e também de reduzir a área filmada, a app também pode recorrer à Facecam MK.2 lhe permite aplicar efeitos de IA para o fundo da cena caso tenha uma placa gráfica mais poderosa. Essencial? Talvez não. Um pormenor de alguma graça e que ajuda certamente a ganhar terreno à concorrência? Muito certamente.

Notícias ao Minuto© Elgato  

Em relação a outros detalhes, a Facecam MK.2 está equipada com um sensor Starvis CMOS da Sony com 1/25”, f/2.4 de abertura, distância focal de 24mm e um ‘campo de visão’ de 84º. Independentemente da exigência de quem usar a Facecam MK.2, estas são especificações que, uma vez reunidas, contribuem para uma experiência capaz de exceder as expectativas.

Certo, seria certamente bom para os mais exigentes contar com filmagem a 4K e 60fps mas, por um preço de 149,99 euros, a Facecam MK.2 é uma alternativa competitiva e uma proposta já bastante tentadora - sobretudo para quem pretende ‘evoluir’ no mundo dos ‘streamers’ e também para quem não pode ter reuniões em trabalho remoto com câmaras de qualidade inferior.

Notícias ao Minuto© Elgato  

A Facecam MK.2 tem ainda um pequeno 'slider' que permite obstruir o sensor, o que lhe assegura que, quando este estiver fechado, não há realmente ninguém à espreita. Por isso, pode ficar descanso em reuniões ou videochamadas que não correrá o risco de fazer algo que o possa colocar em risco!

Tudo somado, diríamos que a Facecam MK.2 é uma nova proposta que continua o ‘legado’ da Elgato enquanto sinónimo de qualidade para o segmento que tem representado.

Leia Também: Corsair M75 Wireless. Um rato que desafia convenções e surpreende

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório