Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Corsair M75 Wireless. Um rato que desafia convenções e surpreende

Com um design sóbrio e dimensões reduzidas, faz valer a pena um segundo olhar.

Uma das referências no mercado de acessórios para PC lança esta quinta-feira, dia 29, um novo rato no mercado. Trata-se da Corsair e do seu M75 Wireless, um rato que o Notícias ao Minuto teve a oportunidade de experimentar ao longo das últimas semanas.

A primeira impressão do M75 Wireless é quase bizarra do ponto de vista da Corsair enquanto marca conhecida de acessórios no segmento do ‘gaming’. Ao contrário do que costuma ser a abordagem deste tipo de ratos - onde o design costuma ser arrojado e as dimensões acima dos modelos convencionais - o M75 Wireless é surpreendentemente sóbrio.

Este novo modelo tem dimensões de 128 x 64,6 x 42 e pesa apenas 89g. É, portanto, surpreendentemente pequeno e leve para um rato de uma marca como a Corsair. O design é simétrico e pode até encontrar dois botões extra de cada lado do rato, o que torna o M75 Wireless uma opção (muito) viável para canhotos. 

Notícias ao Minuto© Corsair  

Há, no entanto, pormenores em que vale a pena reparar. Na zona mais próxima do pulso, junto ao ‘branding’ da Corsair, a zona que está em contacto com a superfície tem uma pequena elevação em material transparente. Caso goste de trabalhar ou jogar com menos luminosidade, é possível ver a iluminação escolhida do M75 Wireless refletida na superfície. Um pequeno pormenor e que ajuda este rato a ter um pouco mais de ‘personalidade’.

Ao todo, os utilizadores do M75 Wireless têm cinco botões programáveis e duas zonas de iluminação - as quais podem ser personalizadas por via da aplicação dedicada da Corsair, a iCue. A aplicação permite-lhe não só programar os botões e personalizar as cores das zonas iluminadas, como ainda ajustar a velocidade do cursor - o chamado DPI.

O M75 Wireless da Corsair conta com cinco modos diferentes de velocidade DPI: de 400, de 800, de 1.200, de 1.600 e de 3.200. Trata-se de uma progressividade interessante e que se ajusta a diferentes tipos de utilizadores, sejam eles trabalhadores de escritório ou jogadores que exijam maior velocidade para partidas competitivas. Neste ponto também é importante realçar que este novo rato da Corsair conta com uma ‘polling rate’ de 1.000Hz, estando portanto perfeitamente alinhado com as expectativas dos jogadores mais exigentes.

Notícias ao Minuto© Corsair  

O M75 Wireless também é versátil do ponto de vista de conexão, sendo possível utilizá-lo tanto com cabo como por ligação Bluetooth 4.2. No que diz respeito ao cabo, o M75 Wireless tem uma ligação USB-C e inclui um resistente cabo de tecido que liga ao conector USB-A do computador. A configuração Bluetooth - que normalmente pode ser pouco intuitiva - é neste M75 Wireless surpreendentemente rápida.

Na face da superfície é possível encontrar dois botões, um de cada lado do sensor. O botão da esquerda permite alterar a velocidade do cursor, enquanto o da direita permite desligar o rato e também ativar o modo Bluetooth. Tudo muito simples e intuitivo. Caso opte por usar o M75 Wireless em modo sem fios, poderá desfrutar de uma bateria com autonomia para até 120 horas (com as luzes ligadas) ou até 210 horas (com as luzes desligadas).

No que diz respeito à utilização, mesmo pessoas com mãos grandes estarão à vontade com o M75 Wireless. A palma descansa sem problemas ao longo da superfície curva e ergonómica do rato sem qualquer esforço do pulso, sendo que o polegar também alcança sem problemas os dois botões extra de cada um dos lados.

Notícias ao Minuto© Corsair  

No geral, a experiência de usar o M75 Wireless foi extremamente (e surpreendentemente positiva. Trata-se sobretudo de um rato capaz de atender a diferentes necessidades de uma variedade muito interessante de utilizadores. As dimensões reduzidas não colocam em causa o desempenho, tornando-se por outro lado um ponto muito positivo para quem costuma estar sempre em movimento e costuma ‘sofrer’ com o transporte destes acessórios.

O Corsair M75 Wireless está disponível em negro e branco e o preço é de 129,99 euros, sendo portanto uma opção mais convidativa no segmento de ‘gaming’.

Leia Também: Sabia que pode ter mais espaço na sua PS5? Mostramos-lhe como fazer

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório