Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

‘Stellar Blade’. A antevisão ao novo e (promissor) exclusivo da PS5

O jogo, produzido por um estúdio relativamente desconhecido da Coreia do Sul, parece misturar conceitos de ‘Nier Automata’ e ‘Dark Souls’.

A PlayStation lançará em abril um novo exclusivo para a PlayStation 5 sob forma de ‘Stellar Blade’, um novo jogo de ação produzido pelo estúdio Shift Up Corporation, da Coreia do Sul, e que deverá conseguir ‘arrancar’ alguns sorrisos e emoções fortes aos apreciadores do género.

No entanto, antes mesmo que este jogo possa chegar às lojas, a PlayStation Portugal enviou ao Notícias ao Minuto um código que nos permitiu ter um primeiro contacto com o jogo. Este primeiro contacto teve a forma de uma demonstração jogável, a mesma que estará disponível para todos os jogadores já na próxima sexta-feira, dia 29 de março.

Enquanto ‘aperitivo’ para o que está para vir, a demo de ‘Stellar Blade’ permite tirar algumas impressões abonatórias. Sendo nós fãs de jogos de ação, ‘Stellar Blade’ parece uma mistura de jogos como ‘Nier: Automata’ com algumas ‘sensibilidades’ de design proveniente dos jogos da FromSoftware (‘Dark Souls’, ‘Elden Ring’, etc).

Notícias ao Minuto© PlayStation / Shift Up Corporation  

A demo de ‘Stellar Blade’ tem lugar nos momentos iniciais do jogo quando a humanidade tenta voltar a tomar controlo de uma Terra devastada e ocupada pela raça alienígena Naytiba. A protagonista é Eve e faz parte de um esquadrão enviado para lutar no solo contra os alienígenas, rumando posteriormente a uma cidade arrasada que é tida como o último bastião dos humanos que restam à superfície. Pelo caminho, Eve é acompanhada por um humano de nome Adam que controla um pequeno robô voador.

As cenas iniciais de ‘Stellar Blade’ não deixarão certamente ninguém indiferente, proporcionando um tipo de espetáculo inicial de encher o olho que (outrora) certamente seria usado como uma demo técnica de nova geração. Graficamente falando, o jogo parece tirar partido da PlayStation 5 para oferecer um grafismo rico em detalhe onde nem dezenas de explosões e NPCs a correr pelo cenário conseguem abrandar o ritmo. Se nas primeiras horas o estúdio Shift Up conseguiu oferecer este tipo de cenários, ficamos interessados em saber para onde rumará Eve a seguir.

Notícias ao Minuto© PlayStation / Shift Up Corporation  

Tratando-se ‘Stellar Blade’ de um jogo de ação, a jogabilidade e o combate serão certamente pontos essenciais para conseguir convencer os fãs do género. As impressões iniciais podem deixar a ideia que ‘Stellar Blade’ é o tipo de jogo que consegue prosseguir em frente premindo sem cessar o botão de ataque mas, na verdade, esta noção não podia andar mais longe da verdade.

‘Stellar Blade’ oferece sim emoções fortes, movimentos acrobáticos e combinações que o farão puxar pela memória, mas exige uma abordagem muito mais cuidada devido ao posicionamento de inimigos. Fiel à tradição criada pelos jogos da FromSoftware, o jogador encontrará no cenário alguns pontos de gravação onde poderá melhorar os atributos, as habilidades e a respetiva espada de Eve. No entanto, caso decida descansar e recuperar nestes pontos, os inimigos defrontados anteriormente voltarão e terá de lidar novamente com eles.

Notícias ao Minuto© PlayStation / Shift Up Corporation  

Apesar desta abordagem mais cuidada, assim que o jogador entrar em batalha com as monstruosidades que são os Naytiba será fácil perceber que ‘Stellar Blade’ é capaz de manter elevado o ritmo do combate graças a ataques sucessivos, ‘dodges’ e ‘parries’ - estes últimos necessários caso queira levar o inimigo a um estado de vulnerabilidade que pode (e deve) aproveitar para desferir um ataque mais poderoso.

A demo de ‘Stellar Blade’ é generosa a nível do que permite experimentar, deixando os jogadores explorar a zona inicial da cidade onde tem lugar o começo do jogo e até defrontar dois bosses. Um deles tem até lugar numa fase posterior do jogo, quando o jogador tem ao seu dispôr mais habilidades e proporciona uma (apreciada) dose acrescida de desafio.

Notícias ao Minuto© PlayStation / Shift Up Corporation  

Depois de jogarmos a esta demo, ficámos certamente mais expectantes para saber se a Shift Up tem o que é preciso para se afirmar no género de jogos de ação. Pelo que vimos até agora, tem com certeza condições para fazê-lo.

‘Stellar Blade’ tem lançamento marcado em exclusivo na PlayStation 5 para o dia 26 de abril. Veja na galeria acima algumas imagens de 'Stellar Blade'.

Leia Também: Nova versão da PlayStation 5 triplicará 'potência' da consola

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório