Procurar

INESC TEC faz evento para mostrar robótica e IA aplicadas à viticultura

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) realiza na quinta-feira um evento para mostrar, no terreno, como a robótica, a inteligência artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) podem beneficiar a viticultura.

INESC TEC faz evento para mostrar robótica e IA aplicadas à viticultura

© Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes

Lusa
18/06/2025 16:00 ‧ há 3 meses por Lusa

"Em Portugal, está em marcha uma revolução do setor vitivinícola, impulsionada por tecnologia robótica desenvolvida por investigadores nacionais com impacto no panorama vitivinícola europeu", descreve, em comunicado, o INESC TEC, que tem sede no Porto e polos em Braga e Vila Real, e agrega 13 centros de investigação e desenvolvimento.

 

A iniciativa "Synergy Day by INESC TEC 2025 -- Robotics and IoT for Smart Precision Viticulture" decorre na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, e vai dar a conhecer soluções de robótica, IA e IoT "aplicadas à viticultura de precisão inteligente".

"A utilização destas tecnologias potencia práticas mais sustentáveis e eficientes, evitando o desperdício de recursos e minimizando o impacto ambiental", observa o INESC TEC, que integrou esta atividade no programa de comemorações dos 40 anos da instituição.

O laboratório associado da Fundação para a Ciência e Tecnologia vai fazer demonstrações da MowIT, "uma solução robótica dedicada à gestão do coberto vegetal nas vinhas, tanto na linha como na entrelinha das videiras, que utiliza sensores para detetar a vegetação e decidir, em tempo real, a ação mais adequada".

Vai ser também exibido o Nutridrop, que "permite aplicar nutrientes de forma localizada e precisa diretamente na base de cada videira", ou os robôs PRySM e WETA, "orientados para a pulverização de precisão inteligente".

Outra das demonstrações diz respeito à ferramenta SharpMetriX, que "recorre à integração de sensores, tecnologias avançadas de processamento e georreferenciação para gerar mapas de produtividade durante a vindima com elevada resolução espacial e fornecer indicadores para uma gestão eficiente da mão de obra".

Há ainda sistemas inteligentes de deteção precoce de pragas e doenças, a ferramenta AgWearCare, que utiliza dispositivos para monitorizar, em tempo real, indicadores como a temperatura corporal ou a exposição ao calor dos trabalhadores agrícolas.

De acordo com Filipe Neves dos Santos, investigador do INESC TEC, o evento foi criado "para dar visibilidade aos resultados mais recentes da atividade de investigação e desenvolvimento tecnológico" da instituição.

"As soluções que vamos demonstrar foram desenvolvidas com base nas necessidades reais e aspirações do setor e estão atualmente a ser testadas em contexto operacional. Estas tecnologias estão prontas para integrar o futuro da viticultura em Portugal e têm potencial para ser exportadas para toda a Europa", assegura.

Durante o dia, haverá intervenções de Jochen Hemming, da Wageningen University & Research, uma "referência internacional em robótica agrícola", ou de Lino Oliveira, investigador do INESC TEC, que vai abordar "o potencial da inteligência artificial generativa e das infraestruturas de conhecimento geoespacial na agricultura de precisão inteligente".

Leia Também: Maioria dos trabalhadores usa IA gratuita e 43% raramente verifica informação

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10