FBI: China responsável por campanha de ciberataques que durou 14 anos

A agência norte-americana nota que grande parte dos alvos foram membros do governo dos EUA e que o objetivo era ter acesso a dados sensíveis.

Notícia

© iStock

Miguel Patinha Dias
27/03/2024 11:24 ‧ 27/03/2024 por Miguel Patinha Dias

Tech

Cibersegurança

O FBI dos EUA decidiu acusar sete cidadãos chineses por ligações a uma campanha de ‘hacking’ que teve lugar ao longo de 14 anos e que afectou milhões de pessoas em diferentes continentes - com muitas delas a serem membros do governo dos EUA.

Os ataques informáticos em questão terão sido levados a cabo por via do envio de mais de 10 mil “e-mails maliciosos” que, ao fazerem-se passar por jornalistas e grupos de media, procuravam levar as vítimas a clicarem em ‘links’ para que fosse possível roubar informação sensível.

“Este anúncio expõe as iniciativas contínuas e ousadas da China de minar a cibersegurança da nossa nação e de atingir os americanos e a nossa inovação”, pode ler-se no comunicado do diretor do FBI, Christopher Wray, partilhado pela BBC. “Enquanto a China continuar a atingir os EUA e os nossos parceiros, o FBI continuará a enviar uma mensagem clara de a a ciberespionagem não será tolerada e que perseguiremos sem descanso aqueles que atentem contra a segurança e prosperidade da nossa nação”.

Leia Também: IA em África "em sério risco de descarrilar" por "medo dos governos"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas