Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 15º

Esta segunda-feira, o Charmie está a ajudar a servir no bar da UMinho

Este projeto do Laboratório de Automação e Robótica da instituição estará em demonstração.

Esta segunda-feira, o Charmie está a ajudar a servir no bar da UMinho
Notícias ao Minuto

12:03 - 20/11/23 por Notícias ao Minuto

Tech Robótica

O robô Charmie está, esta segunda-feira, “a trabalhar como um assistente de serviço, servindo clientes nas mesas e mostrando a sua habilidade em ambientes de restauração” no ‘Bar da Nave Principal’ da Universidade do Minho (UMinho), no Pólo de Azurém, em Guimarães. Este projeto do Laboratório de Automação e Robótica da instituição estará em demonstração para dar conta de “como a robótica pode desempenhar um papel crucial em diversos contextos, tais como ambientes médicos, domésticos, de restauração e lazer”.

Nos últimos anos, a UMinho tem vindo a desenvolver o robô Charmie, que “consiste no design e implementação de um robô móvel autónomo, especializado em assistência e serviços para ambientes domésticos e médicos, que interage com humanos através de microfone e colunas, compreendendo os comandos orais que lhe são dados e respondendo de forma idêntica”.

“Atualmente, o foco do projeto Charmie está na vertente 'Restaurante', uma competição específica que simula um ambiente de serviço de alimentos. O robô realiza tarefas como identificar clientes, receber pedidos através de interações de áudio, recolher produtos no balcão e entregá-los nas mesas com o uso do seu braço manipulador robótico”, apontou a entidade, em comunicado.

Contudo, o projeto foi desenvolvido para ser integrado “em ambientes de apoio a idosos, com pessoas de mobilidade reduzida ou até mesmo com profissionais de saúde”, tendo arrecadado o sétimo lugar no RoboCup@Home, que decorreu em Bordéus, em julho deste ano.

Nesta demonstração no bar da instituição de ensino, o aluno de Doutoramento Tiago Ribeiro, Team Leader do projeto Charmie, estará presente para fornecer informações adicionais sobre o projeto e discutir os objetivos futuros do robô.

Leia Também: NASA perdeu comunicações com robôs em Marte

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório