Meteorologia

  • 21 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 25º

Vídeo mostra colisão espetacular entre satélite da NASA e asteroide

A colisão em questão foi planeada pela NASA e teve lugar em setembro do ano passado.

Notícias ao Minuto

09:02 - 09/11/23 por Miguel Dias

Tech Espaço

Foi em setembro de 2022 que a missão Double Asteroid Redirection Test (ou DART) da NASA conseguiu fazer colidir um satélite com uma uma dupla de asteroides, um momento que pode agora ser visto em vídeo graças ao trabalho de um cientista de nome Jacint Roger Perez.

O responsável por estes vídeos recorreu a um banco de imagens sem tratamento e compilou-as em vídeos com estabilização, os quais mostram o satélite DART a embater num dos asteroides.

Serve recordar que este par de asteroides eram formados por um de maiores dimensões, de nome Didymos com cerca de 780 metros, e outro mais pequeno, de nome Dimorphos, com 160 metros. O objetivo da DART era causar uma colisão suficientemente forte da aeronave com o Dimorphos de forma a alterar a trajetória deste satélite.

O vídeo que pode ver acima resulta de imagens captadas por outro satélite, de nome LICIACube, que acompanhou de perto a missão e conseguiu comprovar o sucesso na alteração da trajetória.

No vídeo é ainda possível ver grandes filamentos de poeira que se levantaram da superfície do Dimorphos depois do impacto do satélite DART, com os cientistas responsáveis pela missão a dizerem-se surpreendidos com a escala desta colisão.

Leia Também: Cientistas na NASA descobrem buraco negro mais antigo (até agora)

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório