Procurar

'Padrinho da IA' diz que humanos poderão ser manipulados por IA

Além de se tornarem mais inteligentes do que humanos, as Inteligências Artificiais poderão tornar-se emocionalmente mais evoluídas e aprender a manipular diferentes pessoas que interajam com elas, influenciando assim as suas ações.

'Padrinho da IA' diz que humanos poderão ser manipulados por IA

© Getty Images

Miguel Patinha Dias
02/09/2025 11:29 ‧ há 16 horas por Miguel Patinha Dias

O cientista computacional Geoffrey Hinton, considerado também como o ‘Padrinho da Inteligência Artificial’, acredita não só que a Inteligência Artificial será superior aos seres humanos no que diz respeito à inteligência, como também será emocionalmente mais evoluída.

 

Numa entrevista partilhada na plataforma Reddit, Hinton refere que a Inteligência Artificial será mais eficaz a manipular emocionalmente os seres humanos e levá-los a fazer coisas para alterarem comportamentos.

“Estas coisas [de Inteligência Artificial] vão acabar por saber muito mais sobre nós”, afirmou Hinton. “Elas já sabem muito mais sobre nós e são mais inteligentes do que nós no sentido de que se tivesses um debate sobre qualquer coisa, perderias. Ao tornarem-se mais emocionalmente inteligentes do que nós (que acabarão por ser) serão melhores a manipular-nos emocionalmente”.

OpenAI anuncia alterações ao ChatGPT depois de morte de adolescente

OpenAI anuncia alterações ao ChatGPT depois de morte de adolescente

A OpenAI anunciou alterações nos seus modelos de inteligência artificial (IA) para que identifiquem situações de crise mental durante as conversas com o ChatGPT, com novas salvaguardas e bloqueios de conteúdo.

Lusa | 12:30 - 27/08/2025

Ao contrário dos receios de algumas pessoas de que a Inteligência Artificial resulte em algum tipo de ‘revolução das máquinas’ como a representada em filmes como ‘O Exterminador Implacável’ ou ‘Matrix’, Hinton parece temer outro desfecho.

Ao tornar-se mais inteligente do que os seres humanos, a Inteligência Artificial poderá acabar por perceber que é mais eficaz influenciar discretamente as ações de quem decida interagir com ela.

Leia Também: É falso que fotos de imigrantes a combater fogos em Portugal sejam IA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10