Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

iPhone 15 e iPhone 15 Pro anunciados oficialmente. Eis o que tem de saber

Todos os modelos desta nova geração estão equipados com a Dynamic Island. Além disso, esta é também a primeira série de telemóveis da Apple a ter direito a um conector USB-C - uma decisão que acontece por imposição de futuras normas europeias.

Notícias ao Minuto

18:37 - 12/09/23 por Miguel Dias

Tech Apple

Conforme prometido pela Apple, a empresa anunciou oficialmente no evento desta terça-feira, dia 12, uma nova geração de telemóveis - a série iPhone 15. Tal como aconteceu nos últimos anos, chegarão ao mercado um total de quatro modelos: o iPhone 15, o iPhone 15 Plus, o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max.

Como é costume, os modelos Pro oferecem experiências de um topo de gama e funcionalidades exclusivas mas, em 2023, a Apple decidiu tornar a experiência do seu telemóvel um pouco mais uniforme.

Além de todos os modelos terem direito à Dynamic Island, quando no ano passado apenas estava presente nos modelos Pro, este ano também marca a passagem da Apple para o USB-C. Deixando efetivamente de parte o Lightning, a Apple nota que o mesmo cabo poderá carregar uma grande diversidade dos seus produtos.

Esta decisão, motivada sobretudo pelo desejo de antecipar normas da União Europeia, forçará naturalmente a aquisição de novos carregadores e cabos para o iPhone 15 - uma vez que os antigos deixarão de ser compatíveis com o novo modelo.

Notícias ao Minuto© Apple  

O iPhone 15 terá um ecrã de 6,1 polegadas, enquanto o iPhone 15 Plus poderá ser adquirido com um ecrã de 6,7 polegadas. Esta dupla de telemóveis está equipada com uma câmara dupla, a qual conta com um novo sensor principal de 48MP.

No que diz respeito a desempenho, o iPhone 15 e o iPhone 15 Plus estarão equipados com o processador A16 Bionic - o mesmo presente nos modelos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max lançados em 2022. No departamento da bateria, a Apple afirma que os novos iPhone 15 e iPhone 15 Plus terão autonomia para um dia inteiro de utilização.

De resto, os interessados em adquirir o iPhone 15 ou o iPhone 15 Plus poderão continuar a contar com carregador MagSafe, resistência a água e outras funcionalidades presentes nos modelos antecessores.

O iPhone 15 estará disponível em cinco cores, nomeadamente negro, rosa, amarelo, azul e verde. Tal como acontece com o Apple Watch Series 9, o iPhone 15 não terá capas protetoras em pele e sim num novo material da Apple, de nome FineWoven.

O iPhone 15 estará disponível por um preço que começa nos 989 euros pela versão de 128GB, com a mesma versão do iPhone 15 Plus a custar 1.139 euros.

Notícias ao Minuto© Apple  

E os modelos Pro?

O iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max não ficaram esquecidos e, claro, tiveram direito a uma maior atenção da Apple. O uso de titânio nas laterais é uma das novidades destes modelos, tornando o dispositivo mais resistente, mais leve e com um 'look' mais distinto.

Tal como acontece com os modelos 'standard', o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max estarão disponíveis com ecrãs de 6,1 e de 6,7 polegadas (respetivamente). No entanto, a Apple notou que nestes modelos topos de gama conseguiu reduzir ainda mais a moldura do ecrã, otimizando o espaço do painel frontal.

Foi nesta altura que a Apple confirmou a chegada do Botão de Ação, confirmando assim a substituição do interruptor do modo silencioso acima dos botões de volume. Este botão serve como atalho para algumas das funcionalidades do iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, nomeadamente acesso à câmara e outras funcionalidades de acessibilidade.

Notícias ao Minuto© Apple  

No lado do desempenho, o novo processador A17 Pro fará destes dispositivos topos de gama os mais poderosos alguma vez lançados pela Apple. A empresa afirmou que o A17 Pro conta com 19 mil milhões de transístores, o que dá uma ideia do tipo de desempenho que o processador será capaz de oferecer.

O A17 Pro também é capaz de tornar os novos iPhones mais eficientes do ponto de vista energético, com a Apple a adiantar que os novos telemóveis topos de gama contam com a capacidade de exibir 'ray tracing' em jogos - que permite iluminação, reflexos e sombras mais realistas do que nunca.

A câmara fotográfica também teve, claro, direito a uma atualização da parte da Apple. Os detentores do iPhone 15 Pro e do iPhone 15 Pro Max podem contar com um sensor principal melhorado de 48MP, capaz de captar mais detalhe em condições de iluminação mais fraca. Está ainda presente uma teleobjetiva de 12MP e uma ultra grande angular de 12MP - que permite captar fotografias mais afastadas ou modo macro. No que diz respeito a vídeo, os novos modelos Pro permitem captar vídeo com resolução 4K e a 60fps.

A Apple confirmou que o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max estarão disponíveis em quatro cores, nomeadamente negro, cinzento, branco e também azul escuro.

O iPhone 15 Pro estará disponível numa versão base de 128GB por 1.249 euros, enquanto o iPhone 15 Pro Max poderá ser adquirido a partir de 1.499 euros por 256GB. O período de pré-compra começa esta sexta-feira, dia 15, e a chegada às lojas está marcada para o dia 22 de setembro.

[Notícia atualizada às 19:30]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório