Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 14º MÁX 27º

Projeto criou betão mais resistente com ajuda de café

A investigação está a ser levada a cabo na Austrália e pode ter implicações positivas não só para a área da construção, como também para a economia circular.

Projeto criou betão mais resistente com ajuda de café
Notícias ao Minuto

10:19 - 24/08/23 por Miguel Dias

Tech Inovação

Um estudo levado a cabo pelo Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, na Austrália, e publicado na revista científica Journal of Cleaner Production indica que pode ter sido encontrada uma forma de tornar o betão mais resistente. Pelos vistos, basta adicionar borras de café.

O estudo em questão indica que adicionar borras de café a betão é suficiente para o tornar 30% mais resistente, ajudando no processo a reduzir a quantidade de recursos naturais utilizados na área de construção. como é o caso da areia.

“A inspiração para o nosso trabalho foi encontrar uma maneira inovadora de usar grandes quantidades de resíduos de café em projetos de construção, em vez de ir para aterros sanitários”, pode ler-se na mensagem da equipa.

O estudo levou os investigadores a recolherem borras de café por toda a Austrália. Uma vez recolhidos estes resíduos, os investigadores procuraram remover a humidade, secaram o material orgânico a diferentes temperaturas. No final verificou-se que o projeto que substituiu 15% da areia utilizada por borras de café aquecidas a 350ºC resultou num aumento da resistência na ordem dos 29,3%.

Os investigadores referem que este projeto ainda “está numa fase inicial”, mas aponta para “descobertas interessantes” que podem “reduzir significativamente a quantidade de resíduos orgânicos que vão para aterros”.

“Com uma abordagem de economia circular, poderíamos manter o lixo orgânico fora do aterro e também preservar melhor os nossos recursos naturais”, nota a equipa.

Leia Também: Sonda indiana envia primeira imagem de solo lunar após alunagem

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório