Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 16º

Sonda indiana envia primeira imagem de solo lunar após alunagem

A sonda indiana Chandrayaan-3, que hoje pousou com sucesso na região do polo sul da Lua, num feito inédito para a exploração espacial, enviou para a Terra a sua primeira imagem do solo lunar.

Sonda indiana envia primeira imagem de solo lunar após alunagem
Notícias ao Minuto

18:49 - 23/08/23 por Lusa

Tech Lua

A imagem captada por um dos instrumentos do engenho, logo após ter alunado, mostra uma zona relativamente plana.

A Organização Indiana para a Investigação Espacial divulgou na rede social X (ex-Twitter) também imagens do solo lunar durante a fase final de descida do aparelho.

O engenho, lançado para o espaço em julho, está equipado com um veículo robótico que, em breve, se separará do aparelho principal e irá explorar o local de alunagem e realizar uma série de experiências científicas.

A alunagem bem-sucedida da Chandrayaan-3 às 13:33 (hora de Lisboa) fez da Índia o primeiro país a conseguir pousar um engenho espacial no polo sul da Lua, região inexplorada e onde haverá grandes quantidades de água gelada.

Para o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, hoje foi "um dia histórico" para o país.

A missão Chandrayaan-3 terá na superfície lunar a duração de 14 dias, de acordo com um comunicado da Agência Espacial Europeia (ESA), que acompanha a missão através das suas estações de transmissão de dados telemétricos e científicos.

A alunagem da Chandrayaan-3 ocorreu poucos dias depois de a Rússia, que já felicitou a Índia pelo feito de hoje, ter falhado a alunagem da sonda Luna-25 na mesma região da Lua.

É no polo sul da Lua que os Estados Unidos querem colocar em dezembro de 2025 a primeira astronauta mulher e o primeiro astronauta negro, ao abrigo do novo programa lunar Artemis.

Apenas os Estados Unidos tiveram astronautas na superfície da Lua, entre 1969 e 1972, todos homens, no âmbito do programa Apollo.

Estados Unidos, Rússia (ex-União Soviética) e China já tinham enviado engenhos espaciais para a Lua, mas para outras zonas da sua superfície.

Leia Também: Sonda da Índia mostra aproximação à Lua. Veja o vídeo

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório