Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Fábrica de 'chips' construída na Alemanha num investimento milionário

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. concordou hoje em construir uma fábrica de 'chips', em Dresden, na Alemanha, em parceria com a Infineon Technologies, NXP Semiconductors e a Robert Bosch GmbH, num investimento de 10.000 milhões de euros.

Fábrica de 'chips' construída na Alemanha num investimento milionário
Notícias ao Minuto

17:34 - 08/08/23 por Lusa

Tech Chips

Nesse sentido, será criada uma 'joint-venture' detida em 70% pela Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), com a Infineon, a NXP e a Bosch a deterem, respetivamente, 10% do capital da sociedade, referem as empresas num comunicado conjunto.

A unidade fabril, cuja operação ainda está sujeita à aprovação dos diferentes reguladores do mercado alemão, deverá iniciar a sua construção no segundo semestre de 2024, começar a produção no final de 2027 e criar cerca de aproximadamente 2.000 postos de trabalho diretos, segundo a agência financeira Bloomberg, que cita o comunicado.

A fábrica, a primeira da TSMC na Europa, vai fornecer 'chips' aos setores automóvel e industrial, sendo que constitui um importante passo para contrariar os riscos do aumento das tensões entre os Estados Unidos e a China.

Com a construção da nova fábrica, a Alemanha pretende reduzir sua dependência de 'chips' da Ásia, o que é visto com grande interesse pelos fabricantes da indústria automóvel, caso da Volkswagen e Porsche.

Segundo a Bloomberg, a coligação governamental liderada pelo chanceler Olaf Scholz vai conceder um subsídio no valor de 5.000 milhões de euros para a construção da fábrica que se localizará em Dresden.

Atualmente, os governos em todo mundo estão a competir pela localização de novas fábricas de 'chips' para garantirem um maior controlo sobre os semicondutores que são fundamentais para o fabrico dos produtos eletrónicos e tecnologias de próxima geração, incluindo Inteligência Artificial (IA).

Leia Também: Taiwan acusa cinco pessoas de espiar para a China

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório