A inteligência artificial (IA) vai levar à criação de mais empregos na indústria dos videojogos, revelou à BBC um dos organismos que representa os criadores de jogos.
Richard Wilson, o diretor da TIGA, afirmou que a IA irá "reduzir o custo de produção de jogos e acelerar o processo". Isto apesar de a indústria ter vindo já há décadas a recorrer a certas formas de inteligência artificial.
Mas, perante os mais recentes desenvolvimentos nesta matéria, as possibilidades de uso da tecnologia na criação de jogos está a preocupar algumas pessoas, que receiam que tal possa custar empregos e, até, criar problemas legais para os estúdios.
A UKIE, outra organização que representa as empresas de videojogos no Reino Unido, reconhece a existência de preocupações nesta matéria, embora acrescente que os desenvolvimentos neste domínio constituem uma "oportunidade empolgante" para o setor.
Sobre as vantagens que estas novas ferramentas trazem para a indústria, o professor Richard Wilson explicou: "Deverá permitir que os estúdios de jogos automatizem os aspetos rotineiros do desenvolvimento de jogos e utilizem esse espaço para serem mais criativos e se concentrarem noutras áreas".
E acrescentou: "Reduzir o custo global de desenvolvimento significará mais estúdios de jogos, o que, por conseguinte, significará mais empregos".
Leia Também: Google anuncia ferramentas para ajudar jornalistas a criar manchetes