Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Rover da NASA capta raios de Sol em Marte

Duas fotografias permitem admirar a forma como a luz é observada através das nuvens do ‘Planeta Vermelho’.

Notícias ao Minuto

09:44 - 07/03/23 por Miguel Dias

Tech NASA

O Curiosity, um dos rovers da NASA que está atualmente a explorar a superfície de Marte, tem conduzido uma investigação a respeito das nuvens na atmosfera do planeta e partilhou uma fotografia onde é possível ver raios de Sol.

Como conta a agência espacial norte-americana, é possível ver estes raios de Sol refletidos nas nuvens à medida que caia a noite. A imagem foi captada no dia 2 de fevereiro, enquanto o Curiosity avaliava as nuvens que, neste caso, pareciam estar a uma maior altitude do que é normal.

Mais ainda, o rover captou outra imagem no dia 27 de junho onde é possível ver uma nuvem com a forma de uma pena, com os elementos que a compõem a criarem uma tonalidade semelhante à de um arco-íris.

“Onde vemos iridescência, significa que os tamanhos das partículas de uma nuvem são idênticos aos dos seus vizinhos em cada parte da nuvem. Ao observar as transições de cores, vemos o tamanho das partículas mudando na nuvem. Isso diz-nos algo sobre forma como a nuvem está evoluindo e como suas partículas estão mudando de tamanho ao longo do tempo”, explicou Mark Lemmon, cientista atmosférico do Space Science Institute em Boulder, no estado do Colorado.

Leia Também: NASA conseguirá 'recuar' no tempo graças a novo telescópio

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório