Microsoft une-se ao Oceanário de Lisboa para ensinar crianças a programar

A Microsoft Portugal, em conjunto com o Oceanário de Lisboa e a Happy Code Portugal, lançaram uma iniciativa com recurso a ‘Minecraft’ para ensinar crianças entre os 6 e os 12 a programar.

minecraft, oceanárioVídeo

© Microsoft Portugal

Miguel Patinha Dias
14/08/2025 12:47 ‧ há 1 hora por Miguel Patinha Dias

Tech

Microsoft

A Microsoft Portugal anunciou uma colaboração com o Oceanário de Lisboa e a Happy Code Portugal que resultou numa iniciativa que recorre a ‘Minecraft’ para combinar o ensino da tecnologia com a sustentabilidade - de nome ‘Missão Minecraft: Heróis do Oceano’.

 

A iniciativa terá lugar nos escritórios da Microsoft Portugal num espaço que recebeu o nome Dream Space e que está equipado com “computadores, conectividade e condições ideais para o ensino digital”.

O objetivo passa por proporcionar uma “experiência educativa imersiva com conteúdos centrados na preservação dos ecossistemas marinhos e no desenvolvimento de competências digitais e sociais”.

A iniciativa acontecerá todas as quartas-feiras até ao dia 10 de setembro para os todos os participantes das ‘Férias Debaixo de Água’ no âmbito do campo de férias do Oceanário de Lisboa. Os participantes terão de ter entre 6 e 12 anos e as sessões serão dirigidas por formadores da Happy Code Portugal recorrendo à versão de ‘Minecraft’ criada para ações educativas.

“Através do Minecraft Education, é possível desenvolver competências fundamentais enquanto se promove a sensibilização ambiental e o pensamento crítico. Esta parceria com a Happy Code e o Oceanário de Lisboa representa uma oportunidade exemplar de como a tecnologia pode inspirar gerações mais jovens a cuidar do planeta. O Dream Space foi criado precisamente com esta missão: abrir portas para novas aprendizagens, com impacto real e valores globais”, pode ler-se no comunicado da ‘Education Lead’ da Microsoft Portugal, Ana Rita Serra.

Já o Oceanário de Lisboa reforça a importância de ter um “programa educativo para acompanhar as novas gerações” que promova “a aprendizagem através de múltiplos estímulos” ao mesmo tempo que diverte os participantes.

“Sabemos que as crianças aprendem de maneiras distintas — por isso, é essencial criar experiências que despertem a curiosidade, incentivem a experimentação e estabeleçam ligações emocionais com o oceano. Esta parceria com a Microsoft e a Happy Code é mais um passo nesse caminho, oferecendo um ambiente no qual o jogo digital se transforma numa poderosa ferramenta de sensibilização. Conhecer o oceano é o primeiro passo para o proteger — e essa urgência nunca foi tão grande”, afirma o Diretor de Educação do Oceanário de Lisboa, Diogo Geraldes.

Pode ver acima um pequeno vídeo onde ficará a conhecer melhor os moldes desta iniciativa.

Leia Também: Líder do GitHub está de saída. Empresa será 'engolida' pela Microsoft

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas