Há algum tempo que sabemos que a Samsung planeia lançar os seus próprios óculos de realidade aumentada e virtual desenvolvidos em parceria com a Google. Conhecidos como Project Moohan, estes óculos começaram a ser falados no ano passado e, no começo de 2025, circularam rumores que poderiam ser lançados em 2025.
A Samsung voltou a dar esta ideia na mais recente apresentação de resultados financeiros durante este mês de agosto mas, de acordo com informações com origem na Coreia do Sul, a empresa também se encontra a trabalhar em óculos equipados com Inteligência Artificial.
Como conta o site GSMArena, a Samsung pretende lançar estes óculos para rivalizar com os modelos da Meta desenvolvidos em parceria com a Ray-Ban e pretende equipá-los com microfone, colunas de som e até câmaras. Com a ajuda de um assistente de Inteligência Artificial, a Samsung quer permitir aos utilizadores realizar chamadas, enviar mensagens, fotografar, gravar vídeos e também reproduzir música ou podcasts.
Ao que parece, a Samsung acredita que o mercado de óculos inteligentes deverá continuar a crescer nos próximos anos e, eventualmente, manifestar o potencial para ultrapassar o mercado dos telemóveis.
Um mercado em crescimento
Os mais recentes resultados financeiros da dona da Ray-Ban, a EssilorLuxottica, apontam para que haja alguma verdade nas convicções da Samsung. Graças aos dados partilhados por esta empresa ficámos a saber que as vendas dos óculos da Meta e da Ray-Ban tiveram um crescimento superior a 200% no primeiro semestre de 2025 quando comparado com o mesmo período de 2024.
Mais ainda, a receita proveniente das vendas destes óculos aumentaram 7,3% para 7,18 mil milhões de euros no segundo trimestre em relação ao período homólogo do ano passado. Este crescimento excedeu até as expectativas dos analistas, que esperavam um aumento de ‘apenas’ 5,9%.
O primeiro modelo destes óculos da Meta e da RayBan foram lançados em 2021 e, desde então, as duas empresas têm lançado novas versões que têm aprofundado cada vez mais o que se pode fazer com este dispositivo. Mais recentemente, a Meta integrou o assistente de Inteligência Artificial da empresa - a Meta AI - nos óculos, permitindo assim que os utilizadores possam recorrer a esta funcionalidade.
A Meta parece querer expandir ainda mais o catálogo dos seus óculos inteligentes, tendo anunciado no passado mês de junho que este dispositivo teria uma colaboração com a marca Oakley.
Leia Também: Samsung desenvolve sistema de deteção de chamadas fraudulentas com IA