Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

NASA quer ir a Marte com foguetão movido a energia nuclear

A agência espacial norte-americana (NASA) e o Departamento de Defesa dos EUA (Pentágono) anunciaram esta terça-feira uma parceria para desenvolver um foguetão movido a energia nuclear, destinado a enviar humanos a Marte.

NASA quer ir a Marte com foguetão movido a energia nuclear
Notícias ao Minuto

07:17 - 25/01/23 por Lusa

Tech Espaço

O administrador da agência espacial, Bill Nelson, referiu que esta parceria com a agência de investigação militar norte-americana - Darpa - pretende "desenvolver e testar tecnologia avançada de propulsão térmica nuclear já em 2027".

"Com a ajuda desta tecnologia, os astronautas poderão viajar de e para o espaço profundo mais rápido do que nunca", uma capacidade necessária para conduzir missões tripuladas a Marte, sublinhou, citado num comunicado.

Darpa, o ramo científico do Exército americano, está na origem de muitas inovações do século XX, incluindo a Internet.

De acordo com a NASA, um foguetão térmico movido a energia nuclear pode ser três a quatro vezes mais eficiente do que os convencionais e reduzir o tempo de viagem, uma parte essencial para chegar ao 'planeta vermelho'.

Num foguetão nuclear térmico, um reator de fusão nuclear produz temperaturas muito altas.

Esse calor é transferido para um combustível líquido, transformado em gás e - como num foguetão convencional - é expelido por um bocal para fornecer impulso.

"A Darpa e a NASA têm uma longa história de colaborações bem-sucedidas", destacou a diretora da agência de investigação militar Stefanie Tompkins, citando como exemplo o foguetão Saturno V, que enviou as missões Apollo à Lua.

O desenvolvimento deste novo tipo de lançador "será crucial para transportar de forma mais rápida e eficiente material para a Lua e, posteriormente, pessoas para Marte", acrescentou.

A NASA realizou testes de um foguetão nuclear há mais de 50 anos, mas o projeto foi interrompido devido a cortes orçamentais e tensões da Guerra Fria.

Leia Também: NASA e Boeing vão desenvolver avião de baixa emissão de carbono

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório