Academias de Coimbra e Macau projetam laboratório conjunto em Informática

A Universidade de Coimbra e a Universidade Politécnica de Macau (MPU, na sigla em inglês) estabeleceram um acordo de cooperação para o estabelecimento de um laboratório conjunto em Informática.

ataques informáticos, fraude, burla informática

© Shutter Stock

Lusa
25/11/2022 17:59 ‧ 25/11/2022 por Lusa

Tech

Informática

Numa nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa, dia da assinatura do acordo, a Universidade de Coimbra (UC) revelou que a parceria define os termos para o estabelecimento do 'MPU-UC Joint Research Laboratory in Advanced Technologies for Smart Cities', na Faculdade de Ciências Aplicadas da MPU, em Macau.

O protocolo foi assinado pelo reitor da UC, Amílcar Falcão, e pelo reitor da MPU, Im Sio Kei, numa cerimónia realizada em formato híbrido, a partir da Sala do Senado.

"O objetivo do laboratório é realizar projetos conjuntos de investigação nas áreas da computação, inteligência artificial e tecnologias de informação e comunicação, com impacto no desenvolvimento de cidades inteligentes -- promovendo também parcerias académicas internacionais entre a UC e a MPU e apoiando a formação de jovens investigadores de ambas as partes", sintetizou a organização portuguesa.

De acordo com a informação disponibilizada, destaca-se que "este protocolo vem reforçar o caráter estratégico da crescente colaboração entre a Universidade de Coimbra e a Universidade Politécnica de Macau na área de Informática".

"Para além do duplo grau de reconhecimento dos cursos de doutoramento em Informática das duas instituições, os docentes e investigadores da Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC têm colaborado na formação e orientação dos estudantes do programa de doutoramento da MPU e desenvolvido projetos de investigação conjunta".

A UC recordou também que, "recentemente, foi aprovado o primeiro projeto conjunto com financiamento do Science & Technology Development Fund de Macau, de cerca de dois milhões de patacas (240 mil euros)".

"Trata-se de um projeto na área das Comunicações em Cidades Inteligentes, 'Research on Secure and Energy Efficient Physical Layer Techniques for B5G Dense Environments'".

Leia Também: MP de Santarém acusa 18 pessoas por uso fraudulento do MBWay

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas