Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Viver na Lua? "Ainda esta década", diz responsável da NASA

Howard Hu explicou à BBC que o plano não está assim tão longe e que os astronautas "vão fazer ciência" na superfície lunar enquanto a habitam.

Viver na Lua? "Ainda esta década", diz responsável da NASA
Notícias ao Minuto

09:10 - 21/11/22 por Teresa Banha

Tech NASA

Um responsável pela aeronave Orion, que foi lançada, na última quarta-feira, pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA, na sigla em inglês), disse que era esperado que seres humanos vivessem na lua "ainda esta década".

"Vamos enviar pessoas para a superfície lunar, e eles vão viver lá e fazer ciência", explicou Howard Hu à BBC.

"Estamos a voltar à Lua, estamos a trabalhar num programa sustentável e este meio vai permitir ter pessoas a aterrar na superfície lunar", continuou, explicando que este é "o primeiro passo que estamos a dar num longo período no que diz respeito à exploração, não só os Estados Unidos como também o resto do mundo".

O responsável referia-se à atual missão, Artemis I, que se iniciou na semana passada, depois de três tentativas. A missão consiste não só na Lua, como também é o primeiro capítulo da exploração humana em Marte. A missão não leva astronautas, mas sim manequins com sensores por forma a avaliar avaliar os níveis de radiação e outras exposições a que os astronautas poderão estar sujeitos. Esta etapa deverá demorar cerca de 25 dias.

À medida que os dias vão passando e as equipas vão recebendo novas informações, o responsável diz que se sente como "um pai ansioso", e que de cada vez que há vídeos da aeronave Orion "há uma emoção de 'uau, estamos a voltar à Lua'".

Hu considerou ainda que não só o dia do lançamento foi "histórico para a NASA", mas como para todos aqueles que estão interessados na exploração e voos espaciais.

Leia Também: NASA divulga foto detalhada de galáxia "vizinha, antissocial e antiga"

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório