Dois aparelhos especiais foram lançados, esta quinta-feira, para o espaço e, numa missão conjunta, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA, na sigla em inglês) e a United Launch Alliance (ULA) podem ter descoberto uma forma de fazer humanos aterrar em Marte.
De acordo com as publicações internacionais, enquanto um dos instrumentos serve para medir com uma melhor previsão as condições meteorológicas, o outro foi lançado para testar a tecnologia de escudo térmico que será necessária para fazer aterrar missões tripuladas em Marte. Segundo as mesmas fontes, um instrumento como este último satélite, denominado por 'Loftid' também pode ser usado fazer regressar cargas pesadas ao planeta Terra.
Foi assim testado, com o 'Loftid' as condições necessárias para suportar as condições do espaço e o calor de se mover pela atmosfera.
Apesar de não ser uma descida fácil, a NASA e a United Launch Alliance publicaram fotografias e vídeos do instrumento a 'aterrar' de paraquedas no Pacífico, mais concretamente perto do estado norte-americano do Hawai.
As amazing as she looked in the Lab, #LOFTID is even more beautiful on the deck of our recovery ship...@NASA_Technology pic.twitter.com/spKWKncD1e
— Tory Bruno (@torybruno) November 10, 2022
A equipa recuperou o 'Loftid', que tem cerca de seis metros de diâmetro. A NASA vai agora analisar as imagens e dados conseguidos pelo instrumento.
Veja o momento na galeria acima.
Leia Também: Foguetão da NASA já tem lançamento marcado para este mês