Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Projeto de investigação lança website dedicado a Idanha-a-Velha

O projeto de investigação IGAEDIS sobre Idanha-a-Velha lançou um 'website' que dá a conhecer esta aldeia histórica do distrito de Castelo Branco.

Projeto de investigação lança website dedicado a Idanha-a-Velha
Notícias ao Minuto

14:58 - 21/03/22 por Lusa

Tech Inovação

"O 'website' permite dar a conhecer a aldeia histórica de Idanha-a-Velha, na sua dimensão patrimonial e turística, à luz da investigação científica desenvolvida no quadro do IGAEDIS, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) até 2024", referiu, em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Câmara de Idanha-a-Nova.

O projeto de investigação "A Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha: Cidade, Território e População na Antiguidade (séc. I a.C. - XII d.C.)", financiado pela FCT, com 233 mil euros, está formalmente no terreno desde fevereiro de 2021.

Os interessados podem aceder ao 'website' em https://igaedis.uc.pt/.

"A investigação aplicada permite novas leituras da aldeia histórica de Idanha-a-Velha, que foi no passado uma importante cidade, contribuindo também para a valorização da oferta turística de um lugar que é monumento nacional, acrescentando novas histórias à história já conhecida e atualizando essa história com base na investigação em curso", explicitou o município.

Com uma equipa de 20 investigadores internacionais, este projeto é coordenado por Pedro Carvalho, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e Catarina Tente, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Resulta de uma parceria estabelecida em 2017, entre a Universidade de Coimbra, a Universidade Nova de Lisboa, o município de Idanha-a-Nova e a Direção Regional de Cultura do Centro.

"O IGAEDIS é ainda um excelente exemplo de como as universidades, colaborando com os municípios, podem contribuir para a valorização dos territórios e do seu património", concluiu.

Leia Também: Universidade de Coimbra quer promover empreendedorismo tecnológico

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório