Meteorologia

  • 28 JULHO 2021
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 28º

Edição

Snapchat remove 'filtro de velocidade' por possíveis ações judiciais

Vários processos alegam que o filtro esteve relacionado com acidentes de carro.

Snapchat remove 'filtro de velocidade' por possíveis ações judiciais

O Snapchat vai remover o seu polémico 'filtro de velocidade' ainda esta semana, relata a NPR . O efeito no aplicação exibe sua velocidade atual em milhas ou quilómetros por hora como um velocímetro, e muitos críticos afirmam que o recurso encoraja à condução imprudente. Alguns vão mesmo mais longe e referem que a empresa deve ser responsabilizada nos casos em que o filtro esteve relacionado com acidentes de viação fatais.

Ao longo dos anos, houve vários processos judiciais que relacionaram a aplicação a acidentes de carro. Um diz respeito a um acidente de carro em 2015 no estado norte-americano da Geórgia que aconteceu poucos anos depois de o Snapchat ter sido atualizado pela primeira vez para incluir o filtro. Nos anos seguintes, a empresa transformou o filtro num sticker e 'escondeu-o' num menu separado, tornando-o um pouco mais difícil de usar.

Um tribunal dos Estados Unidos decidiu recentemente que a Snapchat poderia ser processada pelo envolvimento do filtro/sticker de velocidade em acidentes de carro. O tribunal concluiu que a aplicação não está protegida pela Seção 230 - uma parte do Communications Decency Act que impede as empresas de serem processadas pela publicação de conteúdo dos utilizadores na plataforma.

O caso, Lemmon v. Snap , envolveu outro acidente na Geórgia que resultou na morte de três homens em 2017. O tribunal disse que os familiares dos homens poderiam processar a Snapchat depois de o caso ter sido inicialmente encerrado em 2020.

Em declarações ao The Verge, a Snapchat referiu que o sticker vai ser removido. "Nada é mais importante do que a segurança da nossa comunidade Snapchat e, anteriormente, tínhamos desativado o filtro nas velocidades de condução. Hoje, o sticker quase não é usado pelos Snapchatters e, por isso, vamos removê-lo por completo", garantiu a empresa.

Notícias ao Minuto Imagem do filtro/sticker de velocidade © Reprodução/ NPR  

Leia Também: Casal de namorados morre em acidente a caminho de Baile de Finalistas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório