Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Tesla sem condutor? Engenheiros conseguiram enganar sistema

O acidente mortal no Texas continua a ser alvo de grande debate.

Tesla sem condutor? Engenheiros conseguiram enganar sistema
Notícias ao Minuto

09:58 - 23/04/21 por Miguel Patinha Dias

Auto Tesla

Continua a ser conduzida a investigação sobre o acidente com um Tesla que vitimou duas pessoas no Texas, um incidente que tem gerado uma grande dose de curiosidade devido ao facto de nenhum dos ocupantes estar no lugar do condutor. A situação tem criado dúvidas sobre se o modo Autopilot estaria ativo no momento do embate, algo que já veio ser disputado pelo fundador e CEO da Tesla, Elon Musk.

Mesmo que Musk queira afastar as dúvidas sobre o funcionamento do Autopilot e indicar que os carros da Tesla têm todos os sistemas de segurança para garantir que uma situação destas não acontece, parece que os engenheiros do site Consumer Reports quiseram fazer a sua própria verificação. 

O teste foi conduzido numa pista vazia e, aparentemente, os engenheiros conseguiram levar o Autopilot a pensar que estava alguém no lugar do condutor, colocando um pouco de peso no volante para simular as mãos de uma pessoa.

“Na nossa avaliação, o sistema não só falhou em garantir que o condutor estava a prestar atenção, como também não foi capaz de dizer se o condutor estava lá de todo”, pode ler-se no comunicado do Consumer Reports. Neste comunicado foi também aconselhado à Tesla que implemente sistemas nos seus carros que garanta que o condutor está a prestar atenção à estrada.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório