Meteorologia

  • 09 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Edição

Rússia abre inquérito contra Google por "abuso de posição dominante"

A Federação Russa anunciou segunda-feira a abertura de um inquérito contra a Google e a sua plataforma de vídeos YouTube, por "abuso de posição dominante", último exemplo do braço de ferro entre os dirigentes russos e o conglomerado do digital.

Rússia abre inquérito contra Google por "abuso de posição dominante"
Notícias ao Minuto

08:04 - 20/04/21 por Lusa

Tech Google

Nas últimas semanas, Moscovo multiplicou sanções contra empresas norte-americanas, como Twitter, Facebook e YouTube, mas também contra a chinesa TikTok, criticando o seu poder e as suas escolhas de publicar, ou não deixar publicar, alguns conteúdos, designadamente políticos.

Na Federação Russa onde, ao contrário do que se passa nos meios de comunicação tradicionais, a internet permanece relativamente livre, numerosos russos informam-se cada vez mais em plataformas como a Youtube. As produções do opositor Alexei Navalny contam aí com milhões de visualizações.

Na segunda-feira, a porta-voz de Navalny, que está preso e em greve de fome, disse ter recebido uma mensagem da Youtube a informá-la de uma pretensão da agência russa para as telecomunicações, a Roskomnadzor.

Esta, segundo a Youtube, pretende a eliminação de um vídeo recente em que se apela à participação em manifestações na quarta-feira para denunciar as condições da detenção de Navalny e a degradação do seu estado de saúde.

Ao mesmo tempo, os dirigentes de Moscovo irritaram-se recentemente com as restrições colocadas recentemente ao visionamento de filmes favoráveis ao Kremlin.

No final de janeiro, o presidente russo, Vladimir Putin, tinha considerado que os conglomerados da internet estavam "em concorrência de facto com os Estados", evocando as suas "tentativas de controlar brutalmente a sociedade".

Leia Também: Autopilot da Tesla? "Fizemos melhor em 2010", diz ex-Google

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório