Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Tempestade solar no planeta Terra menos intensa do que o esperado

Fenómeno reduziu de intensidade esta quinta-feira, baixando da categoria G3 (a segunda mais forte numa escala de quatro), inicialmente previsto, para a categoria G1.

Tempestade solar no planeta Terra menos intensa do que o esperado
Notícias ao Minuto

15:00 - 11/12/20 por Notícias Ao Minuto

Tech Sol

A tempestade solar que atingiu a Terra, e que foi causada pela grande explosão na superfície do sol, ocorrida na segunda-feira, reduziu de intensidade, deu conta a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos(NOAA, na sigla em inglês) esta quinta-feira. 

"A 7 de dezembro, o CME chegou tal como previsto. Um choque foi observado em DSCOVR em 01/1032 UTC (9 de dezembro, 8:32 pm ET). A força magnética era menor do que o potencial de pico que poderia ter iniciado uma tempestade G3. Portanto, SWPC baixou para tempestade G1 (Menor) para 10-11 de dezembro", pode ler-se. 

Na segunda-feira, o mesmo organismo tinha alertado que a  tempestade solar na Terra poderia mesmo afetar as redes de eletricidade e telecomunicações e originar falhas de GPS e satélites, devido à interferência dos ventos solares com o campo magnético do planeta. 

Em consequência da tempestade, eram também expectáveis auroras boreais em locais onde habitualmente não aparecem, como nos céus do Iowa, Pensilvânia e Oregon, nos Estados Unidos. 

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório