Depois de circularem imagens sobre os danos causados pela queda do radiotelescópio do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, foram partilhadas imagens do momento em que os cabos cederam.
Além do vídeo, dois membros do Observatório explicaram que os problemas começaram em agosto, quando um dos cabos auxiliares de suporte da Torre 4 saiu do encaixe e caiu no ‘prato’, deixando sinais visíveis de danos. Nos meses seguintes mais cabos desta torre vieram a ceder, o que deixou apenas três cabos encarregues de manter o radiotelescópio.
A equipa de engenharia do Observatório terá procurado pensar em formas de solucionar a situação mas, eventualmente, terá ficado claro que só podiam esperar o inevitável. Atualmente está a proceder-se à limpeza dos detritos e à elaboração de um relatório de impacto ambiental, ficando ainda no ar a hipótese de que o Observatório seja reconstruído.
@NSF just shared video footage of the Arecibo telescope's catastrophic collapse Tuesday morning. It's loud.(Courtesy of the Arecibo Observatory, an NSF facility) pic.twitter.com/9zvyrUsfJl
— Morgan McFall-Johnsen (@MorganMJohnsen) December 3, 2020