Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Detetada origem de misteriosas ondas de rádio no Espaço

Apesar disso, ainda há muitas questões por responder.

Detetada origem de misteriosas ondas de rádio no Espaço
Notícias ao Minuto

16:15 - 04/11/20 por Miguel Patinha Dias

Tech Espaço

Um grupo de astrónomos conseguiu detetar a origem de erupções rápidas de ondas de rádio dentro da nossa galáxia, atribuindo a ‘responsabilidade’ a uma estrela com um forte campo magnético. Até aqui os investigadores haviam tido dificuldades no estudo destas ondas de rádio devido à imprevisibilidade com que surgem e instabilidade do sinal.

“Havia este grande mistério em relação ao que produziria estas grandes erupções de energia, que até agora temos visto a surgir do outro lado do Universo. Esta é a primeira vez que conseguimos ligar uma destas erupções rápidas de sinais de rádio a um único objetivo astrofísico”, afirmou o líder da equipa internacional que analisou as ondas de rádio, Kiyoshi Masui, de acordo com o The Independent.

A investigação deu origem à publicação de três estudos na revista Nature, contendo dados obtidos a partir de equipamentos e telescópios espalhados um pouco por todo o mundo e até estabelecidos no Espaço.

Apesar de ter sido descoberta a origem do sinal, os investigadores questionam-se ainda sobre os mecanismos que permitem a estas estrelas de sinal magnético tão forte enviar as ondas de rádio.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório