Um grupo de astrónomos conseguiu detetar a origem de erupções rápidas de ondas de rádio dentro da nossa galáxia, atribuindo a ‘responsabilidade’ a uma estrela com um forte campo magnético. Até aqui os investigadores haviam tido dificuldades no estudo destas ondas de rádio devido à imprevisibilidade com que surgem e instabilidade do sinal.
“Havia este grande mistério em relação ao que produziria estas grandes erupções de energia, que até agora temos visto a surgir do outro lado do Universo. Esta é a primeira vez que conseguimos ligar uma destas erupções rápidas de sinais de rádio a um único objetivo astrofísico”, afirmou o líder da equipa internacional que analisou as ondas de rádio, Kiyoshi Masui, de acordo com o The Independent.
A investigação deu origem à publicação de três estudos na revista Nature, contendo dados obtidos a partir de equipamentos e telescópios espalhados um pouco por todo o mundo e até estabelecidos no Espaço.
Apesar de ter sido descoberta a origem do sinal, os investigadores questionam-se ainda sobre os mecanismos que permitem a estas estrelas de sinal magnético tão forte enviar as ondas de rádio.