Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Museu de Auschwitz critica vídeos "ofensivos" no TikTok sobre Holocausto

Nos vídeos partilhados na rede social, jovens aparecem vestidos com uniformes semelhantes aos dos prisioneiros de campos de concentração ou com braçadeiras com a Estrela de David.

Museu de Auschwitz critica vídeos "ofensivos" no TikTok sobre Holocausto
Notícias ao Minuto

21:33 - 29/08/20 por Notícias Ao Minuto

Tech TikTok

O Museu do Memorial de Auschwitz criticou uma recente tendência no TikTok, na qual jovens publicam vídeos onde se retratam como vítimas do Holocausto. O Museu de Auschwitz considera os vídeos “dolorosos e ofensivos”, refere a CNN.

Num comunicado partilhado na sua conta do Twitter, o museu frisou que “alguns vídeos aproximam-se perigosamente ou até já ultrapassaram a fronteira da trivialização da história”.

Nos vídeos que estão a ser partilhados no TikTok, os jovens surgem vestidos com uniformes que se assemelham aos dos prisioneiros dos campos de concentração nazis ou então envergam braçadeiras com a Estrela de David, que os judeus eram obrigados a usar.

O Museu de Auschwitz refere que, embora alguns dos vídeos tenham sido criados como parte de uma tendência naquela rede social, outros pretendem expressar uma homenagem às vítimas e que, como tal, os autores dos vídeos não devem ser “vilificados”.

“Temos de ter muito cuidado neste debate porque a linguagem usada parece carregar muitas emoções, por vezes muito fortes”, pode ler-se no comunicado do museu polaco, que preferiu destacar problemas mais graves nas redes sociais, entre os quais os algoritmos que alegadamente “promovem” o antissemitismo ou as plataformas que permitem a publicação de conteúdos que negam o Holocausto.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório