Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
30º
MIN 17º MÁX 30º

Israel divulga imagens da Síria obtidas por um novo satélite espião

Israel divulgou hoje imagens da Síria, das primeiras obtidas pelo satélite espião Ofek-16, em órbita desde o início de julho e que está a ser testado para determinar o "nível de desempenho", indicou o Ministério da Defesa.

Israel divulga imagens da Síria obtidas por um novo satélite espião
Notícias ao Minuto

17:36 - 25/08/20 por Lusa

Tech Ofek-16

As imagens a preto e branco mostram, vista do espaço, as famosas ruínas greco-romanas da antiga cidade de Palmira, no centro da Síria, com o seu teatro romano semicircular. Alguns monumentos do local classificado como Património da Humanidade foram danificados pelo grupo extremista Estado Islâmico que ocupou a zona em 2016.

Desde o início da guerra na Síria, Israel realizou numerosos ataques aéreos no país, nomeadamente contra elementos do movimento xiita libanês Hezbollah e forças iraquianas, que apoiam o Presidente sírio, Bashar al-Assad, contra os rebeldes e islamitas.

Nos últimos meses, multiplicaram-se os ataques aéreos atribuídos ou reivindicados por Israel contra locais do exército sírio e das forças pró-Irão no país.

"Israel sabe como defender-se dos seus inimigos próximos e distantes", declarou num comunicado o ministro da Defesa israelita, Benny Gantz, comentando as imagens obtidas pelo satélite de reconhecimento.

Estes "meios tecnológicos" desenvolvidos pelo governo e pela indústria militar são essenciais para a "manutenção da segurança de Israel", afirmou Gantz, precisando que "centenas de milhões" de shekels (4 shekels = 1 euro) tinham sido investidos nestas câmaras espaciais.

Além da Síria, este satélite pode tentar vigiar as atividades nucleares iranianas. Israel acusa a República Islâmica de tentar ir além do seu programa nuclear civil e obter a arma atómica, o que é desmentido por Teerão.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório