Instagram acusado de recolher dados biométricos dos utilizadores

A empresa pode ser obrigada a pagar uma multa de cinco mil dólares por cada violação. A rede social conta com mais de 100 milhões de utilizadores.

Notícia

© iStock

Miguel Patinha Dias
13/08/2020 11:08 ‧ 13/08/2020 por Miguel Patinha Dias

Tech

Instagram

O Facebook recebeu um novo processo dirigido ao Instagram em que a rede social é acusada de recolher dados biométricos dos seus utilizadores através de uma ferramenta capaz de identificar faces. Os dados são posteriormente armazenados em bases de dados.

Conta o Business Insider que o processo alega que a ferramenta em questão também identifica e recolhe dados biométricos de pessoas que não estão inscritas no Instagram, algo que não é permitido uma vez que a empresa deve ter o devido consentimento.

“Assim que o Facebook recolhe os [dados] biométricos dos utilizadores de Instagram, [a empresa] usa-os para melhorar as capacidades de reconhecimento facial em todos os seus produtos, incluindo a app do Facebook e partilha a informação entre várias entidades. O Facebook faz isto tudo sem providenciar qualquer aviso”, pode ler-se no processo submetido no estado do Illinois, nos EUA.

Em reação, um porta-voz do Facebook adiantou que o processo “não tem fundamento” e afirmou que o “Instagram não usa qualquer tecnologia de reconhecimento facial”.

O processo pede que o Facebook seja multado de acordo com as leis do estado do Illinois, ou seja, 5 mil dólares por cada violação. Dado que o Instagram tem mais de 100 milhões de utilizadores, a multa poderá ascender até aos 500 mil milhões de dólares.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas