Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Escola de Saúde de Coimbra cria aplicação para treino auditivo

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) desenvolveu, em parceria, uma aplicação de treino auditivo, gratuita e acessível através de 'smartphone', anunciou hoje o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).

Escola de Saúde de Coimbra cria aplicação para treino auditivo
Notícias ao Minuto

18:30 - 29/06/20 por Lusa

Tech Audição

A aplicação (app) permite que "qualquer indivíduo (sozinho ou acompanhado por um profissional de saúde) treine a sua audição para melhorar a perceção em ambiente ruidoso", afirma o estabelecimento de ensino, que integra o Politécnico de Coimbra, numa nota enviada hoje à agência Lusa.

Recorrendo a "um jogo com dez níveis, em que a dificuldade de perceção da palavra vai crescendo devido ao aumento da intensidade do ruído, a aplicação permite treinar o ouvido para melhorar a compreensão de palavras em ambientes adversos", refere a ESTeSC, adiantando que o novo meio está disponível para 'download' nas plataformas Google e iOS.

"Esta é uma ferramenta fundamental para o profissional de saúde que trabalha com treino auditivo", sublinha Margarida Serrano, docente da licenciatura em audiologia e coordenadora do projeto na ESTeSC.

A 'app' deverá ser utilizada "a partir do momento em que há sinais de dificuldade de entendimento do discurso em ambientes adversos", alerta, citada pela Escola, Margarida Serrano.

A dificuldade em perceber no ruído é uma das principais queixas relativas à audição e agrava-se com a idade -- "quando a velocidade de processamento cognitivo diminui ou começa a haver perda de audição", salienta a ESTeSC.

"Na aplicação, o utilizador ouve uma palavra ou uma pseudopalavra (em português europeu) tendo, depois, de identificar essa mesma palavra/pseudopalavra entre as duas opções escritas propostas", acrescenta.

As palavras apresentadas são pares mínimos que diferem, por exemplo, apenas numa vogal ou numa oclusiva, adianta a ESTeSC, adiantando que "os resultados mostram que a melhoria de perceção adquirida com a utilização da aplicação se repercute no dia-a-dia dos utilizadores".

A ferramenta foi desenvolvida no âmbito do projeto "Evollu - Experiências auditivas melhoradas", financiado por fundos europeus, através do programa Centro 2020.

O projeto tem como parceiros a empresa Evollu, o Institute of Systems and Robotics e o Center for Informatics and Systems, da Universidade de Coimbra, e o Instituto Politécnico de Leiria, tendo a ESTeSC liderado "o processo de investigação e validação audiológica da plataforma".

No âmbito do mesmo projeto, foi também lançada, no ano passado, uma outra aplicação, que possibilita a realização de testes auditivos através de smartphone.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório