Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Portugal Space promove inquérito para avaliar setor espacial no país

A Portugal Space vai fazer um inquérito às empresas e organizações do setor para avaliar de forma mais precisa a "dimensão, relevância e peso económico" da área espacial no país, informou hoje a agência.

Portugal Space promove inquérito para avaliar setor espacial no país
Notícias ao Minuto

22:42 - 05/06/20 por Lusa

Tech Espaço

Os dados recolhidos no inquérito vão permitir atualizar o Catálogo Espacial Português, documento com edição impressa e digital, no qual se pretende traçar o perfil das empresas e instituições de investigação que operam no setor espacial em Portugal, apresentando os seus produtos, serviços, aplicações, tecnologias e projetos de inovação e desenvolvimento.

O inquérito tem início hoje e pode ser respondido até 06 de julho, na página na internet da Portugal Space, informou a agência num comunicado enviado à agência Lusa.

O levantamento, destinado a empresas e centros de investigação com ligações ao espaço, vai incidir em aspetos como o número de trabalhadores e a composição das equipas, produtos que desenvolvem, os projetos espaciais em que estão envolvidos ou a situação financeira, nomeadamente o volume de faturação, clientes e financiamento recebido de fontes nacionais e internacionais.

Segundo a gestora de Projetos e Relações Industriais da Portugal Space, Marta Gonçalves, o Catálogo Espacial Português é "uma ferramenta essencial na dinamização do ecossistema espacial português nacional e internacionalmente".

A intenção é que o documento sirva como instrumento de trabalho para profissionais dentro e fora do país, públicos e privados, ajudando-os a identificar potenciais parceiros portugueses para atividades espaciais.

"A revisão do Catálogo Espacial Português visa atualizar a versão 2013, que não reflete a evolução verificada nos últimos anos em termos de dimensão e relevância do setor espacial nacional", adianta Joan Alabart que, na agência espacial portuguesa, é um dos responsáveis pela aproximação entre agentes espaciais e não espaciais.

A Portugal Space explica que a área espacial tem uma dimensão e importância desconhecida para a maioria do público.

O catálogo visa também aproximar o setor às empresas e outros organismos, com vista ao "desenvolvimento de produtos de interesse socioeconómico", acrescenta o comunicado.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório