Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Erro no Facebook bloqueou notícias sobre a Covid-19

Executivo da empresa culpou o sistema automatizado da rede social.

Erro no Facebook bloqueou notícias sobre a Covid-19
Notícias ao Minuto

07:47 - 18/03/20 por Miguel Patinha Dias com Lusa

Tech Facebook

O Facebook avaliou as publicações que fez no seu perfil como spam? Não se preocupe, não foi o único. O filtro de spam do Facebook teve problemas esta terça-feira, dia 17, e chegou a bloquear notícias fidedignas sobre a Covid-19.

Vários utilizadores do Facebook em vários países, incluindo em Timor-Leste, indicaram que a rede social estava a bloquear e a marcar como 'spam' partilhas de notícias sobre a pandemia Covid-19.

Na rede social Twitter surgiram queixas de vários utilizadores, entre eles um epidemiologista do Canada que viu bloqueado uma ligação para o site oficial do Governo do Canadá sobre a pandemia.

Utilizadores na Austrália, nos Estados Unidos e em Timor-Leste confirmaram à Lusa bloqueios em publicações de partilhas de notícias de televisões e jornais.

“Restauramos todas as publicações que foram removidas incorretamente, que incluiam publicações sobre todos os tópicos - não apenas os relacionados com a Covid-19. Isto foi um problema com o sistema automático que removeu links para sites abusivos mas incorretamente removeu muitas das outras publicações”, pode ler-se no ‘tweet’ partilhado por um executivo do Facebook, Guy Rosen.

Antes, Rosen tinha escrito "Estamos a tratar disto. Trata-se de um 'bug' não relacionado com qualquer mudança na nossa moderação de conteúdo. Estamos a resolver o assunto e republicaremos essas publicações em breve".

O Facebook é uma das gigantes tecnológicas que se juntou a uma iniciativa para travar a disseminação de ‘fake news’ sobre a Covid-19, uma ‘aliança’ que inclui ainda a Google, a Microsoft, o Twitter e o Reddit.

[Notícia atualizada]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório