A organização de investigação de Inteligência Artificial, a OpenAI, anunciou que a sua mão robótica de nome Dactyl aprendeu a resolver um cubo de Rubik sem qualquer tipo de assistência
No vídeo partilhado pela organização (acima) é possível admirar a forma como os cinco dedos robóticos manobram o cubo e as suas várias partes de modo a resolvê-lo. Mais do que impressionante de ver, o vídeo demonstra que é possível a um robot desempenhar tarefas e problemas reais sem meses de programação específica.
“Há muitos robots a serem capazes de resolver um cubo de Rubik muito rápido. A diferença mais importante entre o que eles fizeram e o que estamos a fazer aqui é que esses robots foram construídos com um propósito. Obviamente, não há forma de usar o mesmo robot ou a mesma abordagem para realizar outra tarefa. A equipa de robótica na OpenAI tem ambições muito diferentes. Estamos a tentar construir um robot para vários propósitos. Tal como os humanos e as nossas mãos humanas podem fazer muitas coisas, não apenas uma tarefa específica, estamos a tentar construir uma coisa que seja muito mais geral na sua escala.”, afirmou o líder da divisão de robótica da OpenAI de acordo com o The Verge.