É para esta sexta-feira, dia 20 de setembro, que está marcado o evento viral “Storm Area 51, They Can't Stop All of Us” (“Invadir a Área 51. Eles Não Conseguem Podem Parar-nos a Todos”). O que começou como um brincadeira está a pouco e pouco a tornar-se mais sério, com vários participantes a começarem a instalar-se nas localidade vizinhas da base militar, Rachel e Hilko.
Como se pode ler no The Independent, os residentes destas localidades dizem estar “preparados para o pior”. Os residentes de Rachel viram até com alguma surpresa o aparecimento de casas de banho portáteis e até palcos, onde são esperados espetáculos ao longo dos próximos três dias.
O evento viral, que num determinado ponto terá tido mais de dois milhões de inscritos, tem agora 2,4 mil confirmados. Sendo garantido à partida que nem todos comparecerão, é importante notar que a cidade de Rachel e a zona envolvente não dispõe de capacidade para alojar tantos visitantes, o que obrigará a dormidas em pleno deserto do Nevada.
“Aqueles que saibam o que esperar de acampar no deserto vão divertir-se. Aqueles que estão à espera de uma grande festa vão ficar desiludidos. Terão de se proteger de pequenos animais, cobras e escorpiões. Ficará frio à noite. Não vão encontrar aquilo que estão à procura e vão ficar chateados”, prevê um residente de Rachel, Joerg Arnu.
De notar que o objetivo do evento é mobilizar uma multidão para invadir a base militar Area 51, estratégia assente em números que planeia obter informações secretas e (quem sabe) confirmação de vida alienígena. Esta abordagem já deu origem a duas detenções, neste caso dois youtubers holandeses - Ties Granzier e Govert Sweep, de 20 e 21 anos – que avançaram mais cinco quilómetros do que é permitido.
Granzier e Swee foram libertados no dia seguinte à detenção sob fiança de 450 euros.
Na galeria acima pode ver uma série de imagens do evento, assim como da localidade de Rachel, captadas pela Reuters.