Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Segunda missão da Índia à Lua acontece este mês

A Índia vai realizar, a 15 de julho, a sua segunda missão à Lua que irá explorar o polo sul da superfície lunar, informou hoje a organização de Investigação Espacial da Índia (ISRO).

Segunda missão da Índia à Lua acontece este mês
Notícias ao Minuto

17:15 - 12/06/19 por Lusa

Tech Espaço

A 'Chandrayaan-2' é a segunda missão e "a mais complexa" levada a cabo pela organização que pretende explorar a presença de água na Lua e a sua composição mineral, afirmou o chefe da missão, Kailasavadivoo Sivan.

De acordo com o cientista, a nave espacial não tripulada será lançada às 02:51, hora local (21:21 de 14 de julho em Lisboa), estando prevista a sua chegada entre 06 a 07 de setembro.

O aparelho, com 3,8 toneladas, inclui um robot que irá tocar na superfície lunar e que, durante a sua vida útil, irá percorrer 500 metros, assim como uma nave que estará em órbita durante um ano.

Esta nave "permanecerá em órbita circular de 100 quilómetros em torno da Lua e, quando o momento for oportuno, o modo de aterragem irá separar-se da órbita".

Segundo Kailasavadivoo Sivan, esta operação irá demorar 15 minutos e este será "o momento mais assustador" para a ISRO e para todos os indianos, já que o regresso da nave é "a operação mais complexa" que a organização já tentou realizar.

A 'Chandrayaan-2' estava prevista para 2018 e é a segunda missão de exploração lunar realizada pela Índia, depois da 'Chandrayaan-1', em 2008.

A Índia anunciou ainda a sua intensão de colocar três pessoas em órbita, durante uma semana, em dezembro de 2021.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório