Meteorologia

  • 24 MARçO 2019
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 19º

Edição

Apple responde ao Spotify. "Querem os benefícios de uma app gratuita"

O ‘confronto’ entre as duas empresas não ficará por aqui.

Apple responde ao Spotify. "Querem os benefícios de uma app gratuita"
Notícias ao Minuto

10:10 - 15/03/19 por Miguel Patinha Dias 

Tech Embate

A Apple respondeu à queixa do Spotify junto à União Europeia sobre práticas anticompetitivas, apontando que o serviço de streaming “quer todos os benefícios de uma app gratuita sem ser grátis”, indicando que a empresa sueca não está a ser precisa.

Em comunicado publicado no seu site, a Apple confirma que retira uma taxa de 30% de uma subscrição mas esclarece que isto apenas acontece no primeiro ano, com a taxa dos anos seguintes a descer para 15%. A Apple aponta ainda que a maioria dos utilizadores do Spotify usa a versão gratuita do serviço e, com outros a desfrutarem do Premium através de benefícios das respetivas operadoras de comunicações, faz com que a receita da Apple seja diminuta.

“Vamos ser claros quanto a isto. A Apple liga o Spotify aos nossos utilizadores. Oferecemos a plataforma através da qual os utilizadores descarregam e atualizam a aplicação deles. Partilhamos ferramentas de desenvolvimento cruciais para a apoio o desenvolvimento da app do Spotify. E construímos um sistema seguro de pagamentos – algo que não é fácil – que permite aos utilizadores terem transações fiáveis dentro da app. O Spotify está a pedir para manter todos esses benefícios ao mesmo tempo que retém 100% da receita. O Spotify estaria aberto hoje em dia não fosse pelo ecossistema da App Store mas agora estão a usar a sua dimensão para evitar contribuir para manter o ecossistema para a próxima geração de empreendedores de aplicações. Achamos que isso é errado”, pode ler-se no comunicado.

Apesar de explicar como funciona todo o processo de partilha de receita entre a Apple e os responsáveis pelas apps da App Store, esta resposta da tecnológica de Cupertino não deverá ser suficiente para evitar um confronto entre as duas empresas.

É esperado que o caso continue a ser comentado ao longo dos próximos dias.

Leia mais: Spotify apresenta à Comissão Europeia queixa contra a Apple

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório