Meteorologia

  • 22 ABRIL 2019
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 18º

Edição

A silenciosa sala da Microsoft onde se pode ouvir o coração a bater

É considerada a sala mais silenciosa do mundo e a tecnológica usa-a para testar o som dos seus produtos.

A silenciosa sala da Microsoft onde se pode ouvir o coração a bater
Notícias ao Minuto

22:30 - 04/03/19 por Fábio Nunes 

Tech EUA

O som morre na câmara anecóica na sede da Microsoft, em Redmont, Washington. Desde 2015 esta é considerada a sala mais silenciosa do mundo, algo que figura no livro de recordes do Guinness. O som do exterior não entra e mesmo o som no interior é muito baixo, já para não falar na ausência de eco, como refere a CNN.

A construção desta sala teve um custo de 1,5 milhões de dólares (cerca de 1,3 milhões de euros). Foi construída em seis camadas de betão e aço. É revestida a fibra de vidro no interior que quebra as ondas de som.

“O projeto, o planeamento e a construção levaram um pouco mais de um ano e meio”, disse Hundraj Gopal, um cientista e o principal responsável pelo projeto da câmara anecóica da Microsoft.

A tecnológica recorre a esta sala para testar equipamento de áudio como microfones ou headphones e produtos como os ratos ou teclados, com o intuito de analisar os sons ou barulhos que emitem. Produtos como o Surface, o tablet da Microsoft, ou a Xbox já beneficiaram das vantagens desta sala.

Se se ficar tempo suficiente na sala é possível ouvir o coração a bater, por exemplo. O problema é ficar muito tempo dentro da sala. “O período de tempo mais longo que alguém esteve na sala é de cerca de 55 minutos. Já reparei que algumas pessoas conseguem ficar lá dentro 30 minutos ou assim. Mas outros pediram para sair logo nos primeiros segundos”, conta Hundraj Gopal.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório