Em apenas uma semana o YouTube Rewind 2018 conseguiu destronar aquele que era até aqui o vídeo mais odiado de sempre da plataforma, o tema ‘Baby’ de Justin Bieber que partilhado em fevereiro de 2010.
Foi com mais de 9,8 milhões de ‘não gosto’ e apenas 2,1 milhões de ‘gosto’ - contra os 9,8 milhões de ‘não gosto’ e 10 milhões de ‘gosto’ de ‘Baby’ – que a edição deste ano do YouTube Rewind se tornou o vídeo mais odiado da plataforma de vídeos nesta manhã de quinta-feira, dia 13. Mas como é que se chegou até aqui? Como se explica uma reação tão negativa da comunidade de criadores e utilizadores do YouTube?
No espaço do último ano o YouTube tem procurado conquistar cada vez mais anunciantes, procurando evitar controvérsias e tentando até ‘silenciar’ os youtubers mais controversos. Apesar de gerarem milhões de visualizações, nomes como PewDiePie, Shane Dawson e os irmãos Paul são vistos mais como incómodos do que ativos de valor uma vez que colocam o risco de afastar anunciantes.
Não acredita? Esta é precisamente a mesma tese apontada por Marques Brownlee, um dos youtubers mais conhecidos da área de tecnologia e um dos participantes do YouTube Rewind 2018. No vídeo que pode ver abaixo, Brownlee explica como foi o processo de filmagem da edição deste ano do vídeo e partilha também a sua teoria por detrás da reação negativa da comunidade.
Caso ainda não tenha visto o YouTube Rewind deste ano, pode ver o vídeo acima.