Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Patrão da Tesla desenvolve cápsulas submarinas para resgate de rapazes

O patrão da Tesla, o milionário Elon Musk, afirmou hoje que tem uma equipa de engenheiros a trabalhar numas cápsulas submarinas que poderão ser usadas no resgate dos oito rapazes que continuam presos numa gruta na Tailândia.

Patrão da Tesla desenvolve cápsulas submarinas para resgate de rapazes
Notícias ao Minuto

22:38 - 08/07/18 por Lusa

Tech Tailândia

Musk disse, na sua conta na rede social Twitter, que os aparelhos estão a ser testados numa piscina em Los Angeles, nos Estados Unidos.

As cápsulas metálicas têm entradas de oxigénio à frente e na retaguarda, mas, devido ao seu tamanho, só poderiam transportar os jovens jogadores de futebol. O seu treinador teria de sair pelos seus próprios meios.

Segundo o plano de Musk, dois mergulhadores especializados levariam uma cápsula com um jovem no seu interior. A cápsula tem várias pegas às quais se ajustam correias que os mergulhadores atariam à cintura.

O uso destas cápsulas, que poderiam ser enviadas em poucas horas para a gruta Tham Luang, na província de Chiang Rai, no Norte da Tailândia, é um 'plano b' para o caso de a gruta se inundar ou de algum dos menores não ser capaz de sair pelos seus próprios meios.

Hoje, depois de as equipas de socorro terem resgatado quatro dos 12 rapazes, as autoridades tailandesas optaram por suspender até segunda-feira os trabalhos para substituir as garrafas de ar comprimido e avaliar a nova fase das operações.

Na gruta, além de oito jovens, está também o seu treinador de futebol.

Os jogadores, com idades entre os 11 e os 16 anos, e o seu treinador, de 25 anos, fazem parte da equipa Wild Boars e ficaram presos na gruta depois de a terem ido explorar após um jogo de futebol em 23 de junho.

Na altura, as inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída e impediram que as equipas de resgate os encontrassem durante nove dias, uma vez que o acesso ao local só é possível via mergulho através de túneis escuros e estreitos, cheios de água turva e correntes fortes.

Nas operações de socorro participam 90 mergulhadores (40 tailandeses e 50 estrangeiros).

O local onde os jogadores e o treinador ficaram presos situa-se a cerca de quatro quilómetros da entrada da gruta, num complexo de túneis com zonas muito estreitas e alagadas pelas chuvas da monção que afetam a zona, o que obriga a que parte do percurso tenha de ser feito debaixo de água e sem visibilidade.

A gruta Tham Luang situa-se na província de Chiang Rai, no Norte da Tailândia, junto à fronteira com Myanmar (antiga Birmânia) e o Laos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório