Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Sondagem aproxima PS da maioria absoluta. PSD sobe e CDS desce

Números mostram que o Governo continua popular entre os portugueses e que a nova liderança do PSD está a agradar, para já, aos eleitores.

Sondagem aproxima PS da maioria absoluta. PSD sobe e CDS desce
Notícias ao Minuto

21:09 - 16/03/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Eleitores

O barómetro da Eurosondagem para a SIC/Expresso, referente ao mês de fevereiro, mostra que o Governo e o PS continuam em ‘estado de graça’ aos olhos dos eleitores que, a julgar pelos resultados da sondagem, estão também mais satisfeitos com a nova liderança do PSD. Já Assunção Cristas não tem razões para sorrir.

A maior subida nas intenções de voto dos portugueses pertence ao PSD que subiu 1,5 pontos percentuais, para 28,4%, face ao mês de janeiro. No entanto, à frente continua o PS com 41,5% depois de acrescentar 0,2 pontos percentuais à escalada, deixando-o, assim, mais perto da maioria absoluta.

Em terceiro lugar nas intenções de voto dos eleitores está o Bloco de Esquerda que perdeu 0,8 pontos percentuais para 7,7%, enquanto a CDU subiu 0,4 pontos percentuais para 7,3%.

O CDS encontra-se em penúltimo lugar nas intenções de voto com 6,6% (desceu 0,4 pontos percentuais) e em último está o PAN com 1,5% (menos 0,3 pontos percentuais). Já 7% dos inquiridos respondeu que votava noutro partido, em branco ou nulo. 

Rui Rio, o mais popular entre os líderes (sem contar com António Costa)

A mesma sondagem mostra que o líder partidário mais popular entre os eleitores continua a ser António Costa que, inclusivamente, subiu 0,7 pontos percentuais face a janeiro, recolhendo 34,2% das preferências.

Em segundo lugar, mas a uma grande distância, surge Rio Rui que recolheu 10,3% das preferências, seguido de Assunção Cristas que desceu 0,5 pontos percentuais para 7,9% e de Jerónimo de Sousa que perdeu 0,4 pontos percentuais fixando-se em 3,6%.

No final da tabela dos líderes partidários mais populares está Catarina Martins com 1,4% das preferências depois de ter perdido 0,7 pontos percentuais.

Marcelo Rebelo de Sousa continua a liderar destacado com 63,9% das preferências (mais 0,3 pontos percentuais do que em janeiro).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório