Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Bloco vai pedir apreciação do regime jurídico do internato médico

O Bloco de Esquerda vai pedir a apreciação parlamentar do regime jurídico do internato médico, um diploma publicado esta semana, por considerar que necessita de correções e que cria dificuldades no acesso à formação especializada de médicos.

Bloco vai pedir apreciação do regime jurídico do internato médico
Notícias ao Minuto

11:09 - 28/02/18 por Lusa

Política Parlamento

O deputado bloquista Moisés Ferreira considera que o novo regime do internato médico "continua a insistir nalguns erros, nomeadamente ao criar dificuldades no acesso à formação especializada" e ao admitir que a prova de acesso à especialidade possa vir a ter custos.

Na comissão parlamentar de Saúde, onde está a ser ouvido o ministro Adalberto Campos Fernandes, o Bloco de Esquerda anunciou que irá pedir hoje uma apreciação parlamentar do diploma para colocar a discussão na Assembleia da República e "introduzir as alterações necessárias".

O Bloco entende que o diploma publicado esta semana "remete para a possibilidade" de a prova de acesso à especialidade poder ter custos para o candidato, aludindo a um artigo que refere que se "pode prever a fixação de uma comparticipação a suportar pelos candidatos à formação especializada".

"Esta é uma medida que o Bloco repudia em absoluto", refere o grupo parlamentar.

O Bloco considera ainda que o novo regime do internato médico "não garante a especialização de todos os médicos", já que o diploma entende a formação médica como tendo etapas distintas entre a formação geral e a formação especializada.

Os bloquistas entendem que a formação deve ser vista como um percurso único até ao final da especialização.

Apesar destas críticas que motivam o pedido de apreciação parlamentar, o deputado Moisés Ferreira reconheceu algumas medidas positivas no novo regime do internato médico, como a limitação a 12 horas semanais de trabalho em serviço de urgência para os médicos em formação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório