Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

PAN quer semáforo nos alimentos embalados para ajudar consumidores

O partido acredita que a inclusão de um semáforo nos alimentos pode trazer benefícios para a saúde.

PAN quer semáforo nos alimentos embalados para ajudar consumidores
Notícias ao Minuto

11:45 - 07/02/18 por Inês André de Figueiredo

Política Propostas

O PAN - Pessoas-Animais-Natureza – irá levar a debate, na próxima sexta-feira, uma iniciativa que recomenda ao Governo um sistema de Semáforo Nutricional e Carcinogénico na declaração nutricional obrigatória constante nos alimentos embalados.

O partido representado na Assembleia da República por André Silva pretende, deste modo, “fornecer aos consumidores uma base para que façam escolhas informadas”, usando “o descodificador nutricional da Direção Geral da Saúde (DGS)” e sinalizando o “risco carcinogénico em alimentos embalados conforme informação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A referência à rotulagem nutricional de caráter interpretativo na frente de embalagem de géneros alimentícios (genericamente designada de semáforo nutricional) encontra-se prevista na regulamentação europeia com a experiência a demonstrar que este tipo de rótulos se apresenta como eficaz na identificação de produtos mais saudáveis por parte do consumidor”, faz sbressair o PAN em comunicado.

O descodificador em causa assenta num código de cores, “identificando os nutrientes mais saudáveis a verde, os que devem ser moderados a amarelo e os que devem ser evitados a vermelho”.

Esta imagem facilitaria a informação ao consumidor, o que leva o partido a recomendar ao Governo esta possibilidade “em parceria com a indústria e as cadeias de distribuição, e ouvindo especialistas”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório