Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

"Estivemos quase" a conseguir um acordo de salvação nacional

O líder parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, revelou num debate na TVI24 que os partidos do arco do poder, PSD, PS e CDS, estiveram “quase” a alcançar o acordo de salvação nacional, proposto pelo Presidente da República, Cavaco Silva, quando o País ficou ‘mergulhado’ numa crise política.

"Estivemos quase" a conseguir um acordo de salvação nacional
Notícias ao Minuto

14:10 - 30/07/13 por Ana Lemos

Política Zorrinho

Num debate, na noite passada, na TVI24 com os líderes dos partidos com assento parlamentar, o socialista Carlos Zorrinho revelou que o PSD, PS e CDS estiveram “quase” a alcançar o acordo de salvação nacional.

Em causa, explicou o deputado, estava a estratégia de crescimento e de um “outro rumo para o País”, que não passe pelo “aumento dos impostos” e do “corte nas despesas” mas “sim pelo aumento da economia e da procura interna”.

“Se você diminuir de 6,5 para 2,5% a taxa de juro que paga, [ou seja] o mesmo que paga o Chipre, tem logo dois mil e tal mil milhões de euros. [E] se reduzir o desemprego, paga menos o subsídio de desemprego, [ao mesmo tempo que] o empregado está a descontar para a Segurança Social”, especificou Zorrinho dirigindo-se ao líder parlamentar centrista, Nuno Magalhães.

Desta forma, prosseguiu o socialista, “não se está a aumentar impostos nem a aumentar despesa, ao mesmo tempo que se está a fazer o crescimento sustentado da economia”.

Pelo meio da sua intervenção no debate da TVI24, Carlos Zorrinho foi interrompido pelo centrista que não só disse estar “de acordo” como lançou a sugestão: “Vamos a isso, vamos sensibilizar os nossos credores”, declarou Nuno Magalhães.

Em resposta, Carlos Zorrinho respondeu: “Estivemos quase, esta visão esteve quase”, afirmou o socialista referindo-se às reuniões que juntaram à mesma mesa PSD, PS e CDS, em busca do acordo de salvação nacional proposto pelo Presidente da República, Cavaco Silva.

Neste momento, interveio o líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, ironizando que “esta” era “uma das novidades do debate”, ou seja, de que os partidos do arco do poder estiveram “quase” a alcançar um acordo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório