Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
30º
MIN 17º MÁX 30º

"Esta encenação do Governo tira valor e brilho ao resultado"

Joaquim Jorge apelida de "encenação" a iniciativa do Governo feita na universidade de Aveiro, o que, considera, "tira valor e brilho ao resultado". Aliás, vai mais longe e entende que, ultimamente, o Executivo de António Costa tem metido 'os pés pelas mãos'. É só erros e enganos".

"Esta encenação do Governo tira valor e brilho ao resultado"
Notícias ao Minuto

12:00 - 27/11/17 por Melissa Lopes

Política Joaquim Jorge

Joaquim Jorge, fundador do Clube de Pensadores, comentou os dois anos de governação de António Costa, assinalados este domingo, dia 26 de novembro.

Na sua opinião, ultimamente, o Governo ‘tem metido os pés pelas mãos’. “É só erros e enganos”, constata, sublinhando que tudo o que decide ou faz levanta questões, perguntas, impasses, dilemas, dúvidas, quebra-cabeças, mistérios, charadas e enigmas”.

Exemplo disso, destaca, é a polémica que surgiu em torno da sessão de perguntas e respostas, que decorreu ontem na universidade de Aveiro, precisamente para assinalar os dois anos de governação, em que os elementos do grupo foram remunerados em 200 euros para ali estarem (fazendo, paralelamente, parte integrante de um estudo de opinião).

Joaquim Jorge considera a "boa" a ideia de António Costa ser confrontado pelas pessoas. Todavia, não concorda que, para se melhorar a qualidade da democracia, “haja um estímulo para que as pessoas participem”.

“Que isenção têm as perguntas a pessoas pagas? Qual a razão dos impostos dos contribuintes ser utilizado para uma ação destas?”, questiona, num artigo de opinião enviado ao Notícias ao Minuto, considerando que uma ação destas deveria ser “de livre participação e tendencialmente gratuita”.

“Algo está mal numa democracia se se tem de pagar para se participar!”, atira.

Ao fazê-lo, prossegue Joaquim Jorge, o Governo “pode dar a entender que tem medo de perguntas inconvenientes e incómodas” e que, por isso, “teve cuidado na escolha do painel representativo”. “Esta encenação tira valor e brilho ao resultado”, sublinha, lembrando inclusive que António Costa já esteve no Clube dos Pensadores (CdP), onde se sujeitou a todo o tipo de perguntas sem nada combinado ou previamente estabelecido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório