Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

PPM contra "cobardia" do Governo e "nulo apoio" à autodeterminação catalã

Monárquicos portugueses criticam o que dizem ser "falta de apoio" à luta pela autodeterminação da Catalunha.

PPM contra "cobardia" do Governo e "nulo apoio" à autodeterminação catalã
Notícias ao Minuto

20:30 - 06/10/17 por Pedro Filipe Pina

Política Monarquia

O Partido Popular Monárquico, através do presidente da comissão política nacional do partido, Gonçalo da Câmara Pereira, emitiu esta sexta-feira um comunicado em que se aponta "cobardia" ao Executivo português e aos partidos com assento na Assembleia da República.

Em causa estará o "nulo apoio político à luta pela autodeterminação da nação catalã".

A Catalunha, recode-se, foi palco de um referendo no último domingo que foi considerado ilegal pelas autoridades espanholas. Ao longo do dia foram várias as imagens que circularam, dando conta da intervenção musculada da polícia nacional, que apreendeu várias urnas enquanto catalães tentavam votar. Da intervenção das autoridades resultaram centenas de feridos.

"O PPM apoia o direito à autodeterminação da Catalunha, incluindo a mais que provável Declaração Unilateral de Independência da Catalunha", lê-se ainda num comunicado em que o PPM afirma ainda que "apoiou, durante décadas, a luta pela autodeterminação de Timor", tal como já o tinha feito "em relação aos povos da antiga União Soviética" e à "luta pela autodeterminação do Kosovo, de forma a impedir a violentas represálias do Estado Sérvio sobre este povo".

"Os catalães olham para Portugal como a nação ibérica irmã que conseguiu usufruir, ao longo dos últimos séculos, de uma vida nacional independente de Madrid. O nosso percurso como Estado independente constitui a grande referência política das outras nações ibéricas que nunca conseguiram libertar-se do obstinado e férreo poder central espanhol", lê-se ainda na declaração do PPM.

Espanha, uma monarquia, tem-se oposto às intenções das autoridades catalãs. Os partidários da independência são também favoráveis à instituição de uma república catalã.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório