Meteorologia

  • 18 JANEIRO 2022
Tempo
11º
MIN 6º MÁX 14º

Edição

"Questão da Catalunha é um problema da democracia. É um problema nosso"

Manuel Alegre considera que a forma como Madrid reprimiu o referendo torna a questão da Catalunha num "problema nosso".

"Questão da Catalunha é um problema da democracia. É um problema nosso"

O histórico socialista, Manuel Alegre, manifestou solidariedade com o "ato da Catalunha de dispor do seu próprio futuro por meios democráticos e pacíficos".

Numa publicação no seu Facebook, o socialista sublinhou, no entanto, ter "dúvidas sobre os métodos utilizados pelos dirigentes catalães". Mas isso "não invalida o direito de o povo se pronunciar".

Para Alegre, a forma como as autoridades de Madrid reprimiram o referendo na Catalunha faz com que, a partir de agora, a "questão catalã seja um problema da democracia e da liberdade".

E mais: "È um problema da Europa e um problema nosso", frisa, sublinhando ainda que não podemos criticar a Polónia, a Hungria e a Turquia e "assobiar para o lado e dizer que o problema da Catalunha é um problema interno de Espanha".

O referendo sobre a independência da Catalunha, realizado no passado domingo, foi declarado inconstitucional por Madrid, tendo as forças espanholas atuado com violência para impedir a consulta popular: mais de 700 pessoas ficaram feridas na sequência de cargas policiais.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório